O novo Ford Ka, que chega em agosto, terá um inédito motor 1.0 três cilindros de 85 cv e promete ser um dos carros mais econômicos do mercado. O modelo recebeu nota ‘A’ no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, e também foi certificado com selo Conpet de eficiência energética. O Programa de Etiquetagem classifica desempenho dos veículos numa escala decrescente de A a E.
Nos testes com etanol, o novo Ka cravou consumo médio de 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Com gasolina no tanque, o rendimento foi de 13 km/l no ciclo urbano e 15,1 km/l no rodoviário. O modelo utilizado na avaliação era um hatch equipado com ar-condicionado e direção elétrica.
Entre os avanços tecnológicos, esse propulsor traz duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escapamento, com quatro válvulas por cilindro, sistema eletrônico de partida a frio “Ford Easy Start”, sistema de arrefecimento em dois estágios, correia primária com funcionamento em óleo, taxa de compressão de 12:1 e coletor de escape integrado ao cabeçote.
A tecnologia eletrônica de partida a frio, desenvolvida para motores Flex, promove o aquecimento controlado do etanol em temperaturas inferiores a 18ºC e dispensa o tanquinho extra de gasolina.
O arrefecimento de duplo estágio reduz o tempo de aquecimento para o motor atingir a temperatura ideal de trabalho, reduzindo ao mesmo tempo a viscosidade do óleo e o atrito.
A correia lubrificada reduz o coeficiente de atrito e, além de ter funcionamento silencioso, dispensa manutenção.
“O novo Ka adota uma estratégia integrada, abrangendo todos os aspectos do veículo, desde o motor e transmissão à aerodinâmica para reduzir as perdas por meio do atrito e calor e otimizar a eficiência”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul.
Baixo consumo
Além do motor, vários outros aspectos contribuem para a eficiência energética do novo Ka. Esse trabalho começa na aerodinâmica para diminuir o arrasto do vento e é otimizado pela estrutura voltada para a redução do peso do veículo.
“A economia de combustível do novo Ka é o resultado de um extenso trabalho de engenharia, que otimizou todos os sistemas do veículo. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ventilador do motor com baixas perdas, o ar-condicionado e o alternador de alto rendimento são outros componentes que ajudam a economizar combustível”, destaca Klaus Mello, gerente de Engenharia Veicular da Ford.
O câmbio de escalonamento amplo (“wide ratio”) permite o aproveitamento da curva de torque otimizada do motor, garantindo, de acordo com a fabricante, bom desempenho desde baixas velocidades, bem como o conforto e a economia em velocidades de estrada.
A direção elétrica exige menos potência do motor e reduz o consumo em até 3%. Os pneus de baixa resistência ao rolamento, de nova geração, também trazem uma economia de até 3%.
Os elementos da carroceria foram trabalhados aerodinamicamente em detalhe. Isso inclui o desenho da grade dianteira, pára-choque, capô, retrovisores e colunas, bem como a adoção do aerofólio traseiro integrado e defletores no pára-choque dianteiro que otimizam o fluxo de ar por baixo do veículo.