Substituto de André Mazon na Secretaria de Cultura e Turismo, Francisco Roberto Scarabel Junior, assume a pasta com o intuito de dar algo a mais para a cultura municipal. Com larga experiência na organização de eventos, carreira iniciada há 15 anos, o secretário trabalha com a ideia de levar para a população um misto de festas e projetos culturais ao longo dos próximos meses, tudo para valorizar e contribuir no desenvolvimento cultural da população. Scarabel assume a secretaria de forma interina, e acumulará a função junto ao cargo de gerente de compras da Secretaria de Suprimentos.
“Eu vejo que a cultura vai muito além do que o próprio evento, tem uma parte artística, teatral, de dança, são vários fatores que geram a cultura. Temos alguns projetos sendo feitos, estamos com uma equipe sendo montada para buscar conhecimentos e projetos maiores para a parte cultural da cidade”, destacou.
A questão cultural, não só Mogi, mas também outros municípios do estado ainda é carente e merece ser vista com outros olhos. “É uma parte que merece atenção um pouco maior de algumas pessoas, de governantes. Temos grandes chances de buscar muitos atrativos novos para a cultura de Mogi”, disse.
A oportunidade de assumir a cultural local é vista por Scarabel como gratificante. “Eu acho que será desafiador, mas no mínimo fascinante”, vislumbrou.
Ciente de que o ex-secretário André Mazon, que deve concorrer ao cargo de deputado federal em outubro, poderá voltar ao cargo após as eleições, o atual secretário afirma que essa questão não o incomoda. “Não falamos sobre isso, ainda não houve alguma conversa certa falando do período que eu ficaria, estou como interino, mas acredito na possibilidade de efetivação a frente da secretaria”, opinou.
Experiência
O novo secretário possui vasta experiência na organização de eventos. Scarabel já passou pela diretoria do Cerâmica Clube em Mogi Guaçu durante um ano e meio, antes de abrir a casa noturna Tia Nena, uma das principais da região. Ali, permaneceu durante quatro anos, até 2009.
Scarabel promoveu também shows de grande porte em Mogi Guaçu, como do Roupa Nova, Capital Inicial, Jorge e Mateus, João Neto e Frederico, Banda Eva, Grupo Revelação, Pixote, além de participação na organização de shows em Jaguariúna, na Red Eventos, quando trouxe para a cidade a banda internacional The Calling.
O contato poderá ser um facilitador para a realização de grandes eventos em Mogi. “Tenho uma abertura nos maiores escritórios artísticos do Brasil, acaba facilitando muito”, completou.
Carnaval em Martim Francisco é cancelado
Focado na programação de Carnaval, que terá início em 15 dias, o novo secretário afirmou que a festa programada para o Distrito de Martim Francisco está cancelada. A intenção de André Mazon era promover uma grande festa no local, com direito a carnaval de rua e até trio elétrico, o que não será mais realizado.
“Em conversa com o prefeito achei melhor que deixasse o carnaval de Martim para uma próxima oportunidade, a intenção é centralizar em um local só, pensando na parte de segurança. Para fazer precisa ser uma coisa muito bem feita, merece algo planejado, organizado”, explicou.
A programação será focada no Espaço Cidadão, com estrutura de palco, praça de alimentação, tendas, camarim e esquema de segurança com homens da Polícia Militar, Guarda Municipal e segurança particular.
O corso carnavalesco também será realizado no sábado, dia 1º de março, com apresentação da corte carnavalesca e entrega das chaves da cidade ao Rei Momo.