Por Marcel Alex Soares dos Santos
Um “novo normal” espera por nós quando a quarentena acabar! Além de reforçar os hábitos de higiene, uso de máscaras e as medidas de distanciamento, também devemos estar preparados para adaptar nossa rotina de skincare.
Vai ser o momento certo para caprichar no autocuidado e retomar os cuidados intensivos com a pele! Poderemos, aos poucos, reiniciar a rotina de procedimentos médicos em consultório, como toxina botulínica, preenchimentos faciais, lasers e peelings.
Além disso, a hidratação diária também deve ser redobrada para fortalecer a barreira da pele, que fica fragilizada no rosto com o uso recorrente de máscaras, e nas mãos com a lavagem excessiva e com uso de álcool em gel.
A pele do rosto sofre com o uso constante de máscaras, observa-se principalmente irritação nas áreas de pressão, que pode ser minimizada pelo uso de cremes de barreira, com função cicatrizante, além do ajuste adequado da máscara à face.
Quanto aos protetores solares, devemos manter o uso diário mesmo em casa e no isolamento social. A pele deve ser sempre protegida da radiação ultravioleta. Nos locais cobertos pela máscara, não é necessário aplicar o filtro solar, mas é fundamental manter a proteção das áreas expostas (testa, dorso nasal, região envolta dos olhos, orelhas, pescoço).
Sobre maquiagens, vale a pena evitar usar, pois o abafamento da região do rosto com esse tipo de produto somado ao uso da máscara, pode aumentar a proliferação de bactérias e causar acne e irritações.
Uma tendência observada com a quarentena é o aumento na busca de procedimentos que melhorem o aspecto da região dos olhos, que ficaram ainda mais valorizados com o uso de máscaras. Toxina botulínica para um olhar descansado e sem rugas de expressão e preenchimentos para arquear os supercílios e atenuar as olheiras estão em alta! Consulte o seu dermatologista.