A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a contratação de cinco novos médicos para atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. A medida tem como objetivo melhorar a assistência médica nas unidades da rede primária de atenção à Saúde e ampliar a quantidade de horas médicas disponíveis para a população.
A contratação dos novos profissionais irá permitir uma ampliação significativa nos horários de atendimento em diversas unidades da cidade. Na UBS do Vergel, por exemplo, que oferecia 20 horas/médico, agora passa a disponibilizar 40 horas, um aumento de mais de 100% nos horários de atendimento. A mesma ampliação ocorrerá na ESF do bairro rural de Piteiras, que agora também contará com 40 horas/médicos semanalmente.
A UBS ‘Dr. Vanderlei Bueno da Silva’, na Zona Leste, passa a ter mais 10 horas/médico por semana, indo de 30 para 40 horas. Na unidade ‘Dr. Antônio Albejante’, na Vila Dias, houve um acréscimo de 30 horas/médico, indo de 60 para 90 horas de atendimento.
Os novos médicos também irão beneficiar a ESF ‘Dr. José Seixas Pereira’, que passa a oferecer 90 horas de atendimento médico, em vez de 60 horas, como era anteriormente. Na UBS do Jardim Paulista, a ampliação foi de 40 para 60 horas e no Aterrado, a partir de 1º de março, o atendimento ganha mais 40 horas.
Apesar da ampliação na disponibilidade de médicos nas UBS’s, a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Viviane Negretto Bandiera, ressalta que ainda há uma carência de profissionais nas especialidades de ginecologia e pediatria. A falta desses profissionais, segundo ela, é um problema que afeta a maioria das cidades do país.
A coordenadora também pede que os pacientes com agendamento médico cumpram os horários e evitem faltas, já que cerca de 30% dos pacientes com consultas marcadas nas UBS’s acabam faltando. Com o reforço no quadro médico, a expectativa é de que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade e mais eficiente nas UBS’s da cidade.
CRÉDITO DA FOTO: Divulgação/Prefeitura de Mogi Mirim