A Prefeitura começou na última semana a instalação das novas defensas metálicas em trechos do córrego Santo Antônio, que margeia a Avenida Brasil. O serviço ainda não faz parte do pacote anunciado pelo secretário de Obras, Planejamento e Serviços, Wilson Rogério da Silva, no início de fevereiro ao O POPULAR. Os trabalhos já foram concluídos.
A Prefeitura explicou que a Secretaria de Mobilidade Urbana já havia contratado anteriormente a empresa Sinalizadora Paulista, Construção e Sinalização Ltda para a execução de serviços de engenharia especializada, manutenção e implantação de novos controladores de tráfego, semáforos e sinalização viária.
No contrato, dentre os serviços, existia o item para a instalação de mil metros de defensas. O investimento é de R$ 210 por metro. Desta forma, foram colocados os guard-rails nos trechos entre a Avenida da Saudade até a Rua Tuiuti, Avenida da Saudade à Rua do Tucura e da Rua do Tucura até a rotatória da Avenida Adib Chaib.
Para o restante da Avenida Brasil e para instalação no córrego Lavapés, o processo ainda está em andamento. Os envelopes das interessadas já foram abertos, agora resta aguardar um prazo de aproximadamente 10 dias para a assinatura do contrato.
Serão destinados R$ 1,2 milhão do orçamento municipal para a colocação dos 3.490 metros lineares de defensas. A expectativa é que os serviços nos dois córregos sejam concluídos até a metade de abril.
No córrego Santo Antônio, os dispositivos serão instalados desde a altura da Isma até a floricultura. Já no Lavapés, as defensas seguirão da altura do Supermercado Lavapés, até a esquina com a Rua Dona Sinhazinha, próximo ao Teatro de Arena. Outro trecho seria após o cruzamento dos semáforos, na Vila São José, até chegar próximo ao Clube Mogiano.