A cada três meses, a Polícia Militar irá realizar uma audiência pública em Mogi Mirim com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados pela corporação na cidade. A primeira audiência do grupo, que agora fará parte do protocolo da PM em várias cidades, ocorreu na segunda-feira, no auditório da Faculdade de Tecnologia (Fatec), Arthur de Azevedo. Na ocasião, foram apresentados os dados referentes ao primeiro e segundo trimestre do ano. Ou seja, entre janeiro e março, e de abril até junho. Entre os dados apresentados, estão a queda no número de veículos roubados e assaltos em geral.
As informações divulgadas pela Polícia Militar mostram que no segundo período ainda houve aumento no número de pessoas fiscalizadas e a diminuição no número de boletins de ocorrência lavrados. O número de pessoas presas em flagrantes também foi menor se comparado ao início do ano.
Para o capitão do 26° Batalhão da PM, Luciano Peixoto, “houve um aumento razoável no número de fiscalização. No primeiro semestre, tivemos alguns problemas com viaturas. No segundo, alteramos a forma de trabalho, com ações integradas entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal e a Polícia Civil”, explicou Peixoto, ao justificar a queda nos números.
“A gente sempre vai trabalhar para diminuir. Essa integração entre as polícias e a guarda e as ações que marcam presença estão dando pronta resposta. Mas não adianta a polícia estar na rua para a criminalidade diminuir, depende de inúmeros fatores, estamos com muitos desempregados, e a educação sempre será o fator mais essencial”, explicou o capitão Peixoto.
Além dos dados apresentados, também foram explanados sobre trabalhos realizados pela Polícia Militar, como o Proerd, que é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, e o Projeto Honra, que visa despertar o jovem para a cidadania.
Sem contar que foram informadas ainda sobre as ações realizadas na comunidade rural, a formação de grupos de WhatsApp com as escolas municipais, a base comunitária instalada na Praça Rui Barbosa, etc.
Confira os dados apresentados pela PM durante a audiência: