Após dois anos sem festejos devido à pandemia, Mogi Mirim voltou a respirar Carnaval nos últimos dias. A cidade, que tem tradição na data, sobretudo, entre as décadas de 1980 e 1990, contou com uma programação preparada pela Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, além de eventos independentes.
A festa começou no sábado, 18, pela manhã, com o cortejo dos artistas, acompanhado da bateria da Escola de Samba Guaçu Verde e Rosa, saindo da Praça Rui Barbosa e finalizando na Praça Jornalista Valter Abrucez (250 Anos). No mesmo dia, a primeira das quatro noites de Baile de Carnaval na Praça 250 Anos. O local também foi palco do Domingo do Samba, com o grupo Entre Amigos e o Sambafam, que foi um dos principais destaques da edição 2023.
Na semana anterior, foi realizada a formação da Corte do Carnaval 2023 de Mogi Mirim, eleita na noite de sexta-feira, 10, durante o Bar dos Artistas Especial de Carnaval, que aconteceu no saguão do Centro Cultural ‘Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva’. Ao som do grupo de samba ‘Entre Amigos’, Robson Gabriel da Silva Carlos foi eleito o Rei Momo e Patrícia Sales foi escolhida a Rainha do Carnaval. Cristiane Carlos e Martina Helena foram eleitas 1ª e 2ª Princesa.
No dia 11, o bloco ‘e eu ligo?’ voltou com tudo. Após dois anos de paralisação devido à pandemia de covid-19, o retorno foi na Praça Jornalista Valter Abrucez, com mais de 600 pessoas curtindo, tanto na área montada para quem adquiriu camisetas, como nos demais espaços próximos. A banda do maestro Carlos Lima, da Lyra Mojimiriana, garantiu a diversão com as eternas marchinhas e o pessoal da Cludesp fechou a noite com muito samba no pé. Além disso, a cidade contou com esquentas, como em Martim Francisco e no Tucura, além de festas em espaços privados.
Fantasias
Também no último dia de Carnaval, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou o concurso de fantasias com premiação em dinheiro. Pela categoria infantil, Helena Beatrice do Carmo Lima, de 4 anos, ficou com o primeiro lugar com a fantasia ‘Bruxinha’. Manuelly Camargo M. Barombim, de 8 anos, foi a segunda colocada fantasiada de ‘Fada das Borboletas’ e Rafaela Maria Pulcinelli, de 8 anos, ficou com a terceira colocação com a fantasia ‘Vandinha Adams’.
Pela categoria adulto, o primeiro lugar ficou com Gabriele da Silva Ferreira, de 29 anos, com a fantasia ‘Mimica’; Juliana Savioli, de 35 anos, foi a segunda colocada como ‘Malévola’; e Renato da Silva Mattos, de 52 anos, ficou em terceiro lugar com a fantasia ‘Homem das Cavernas’.
CRÉDITO DA FOTO: Emerson Araujo