sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoO chargista do jornal O POPULAR: saiba quem é João Gouveia Filho,...

O chargista do jornal O POPULAR: saiba quem é João Gouveia Filho, de Mogi Mirim

Nos últimos tempos, O POPULAR passou por algumas mudanças editoriais, que envolveram inclusive as páginas do caderno Click, no qual estava a matéria que está lendo neste momento. Agora, se chama Click, com novos colunistas e até uma página de eventos especial. Outra mudança, repare se ainda não viu, foi a inauguração de um espaço dedicado a uma charge semanal chamada nos Traços de João Gouveia, que sempre é divulgada aos sábados na página 2. E sabe quem faz? É o artista, que também atua como porteiro em um condomínio do Centro de Mogi Mirim, João Gouveia Filho, de 53 anos, que redescobriu seu talento de infância nos últimos tempos. Na edição de hoje, João publica sua 7ª charge em O POPULAR.

Para quem não sabe, charge é um tipo de ilustração que visa satirizar uma situação ou mesmo alguém. Como assim? Para exemplificar melhor, vamos à charge de sábado em que João tratou sobre o novo projeto da secretaria de Cultura e Turismo, que é o samba no Teatro de Arena. Ou seja, trata-se de uma ilustração que satiriza a situação ao colocar as capivaras dançando ao lado das pessoas, que também se divertiam ao som da roda de samba.

Essa é uma delas, como dito anteriormente. Outras envolveram o caso das capivaras no Zerão, a devolução do aumento salarial do prefeito, que havia sido aprovado em outra gestão, o caso do Mogi Mirim Esporte Clube, etc.
Qualquer situação é possível de se transformar em charge, que é um termo francês que significa carga e exagero.

João contou ao O POPULAR que desde menino gosta de desenhar, só que por conta dos anos terem se passado havia deixado de lado seu hobby. Ele relatou que de uns tempos para cá é que voltou a desenhar e que certo dia mostrou a um repórter do jornal, que ficou extasiado com seu trabalho. Posteriormente, é que surgiu a oportunidade de publicar suas charges na página 2. Assim, João já vem conquistando uma série de admiradores de seu trabalho.
“Esses dias no supermercado encontrei um amigo que fazia tempo que não via, ele me chamou e disse: vem cá, anda saindo umas charges no jornal e é você que está fazendo, não é? Disse que era eu mesmo, mas muita gente não fazia ideia que eu desenhava. Nunca imaginei, fiquei muito feliz pela oportunidade”, relatou.
O fato de começar a divulgar seus trabalhos também gerou novos pensamentos em João. O hobby parece que nunca mais ficará de lado. “Pretendo agora fazer curso de pintura para me aprimorar ainda mais os desenhos em si e assim por diante”.

Uma paixão: a charge do zoológico

A charge que João disse que mais gostou de produzir foi uma sátira à situação do zoológico municipal, que novamente está fechado. Na ocasião, João abordou a questão dos animais, que estão “presos sem direito à visitação”, ilustrando assim a possível tristeza dos animais. Ele relatou que gostou de fazer – não por conta da situação, mas por ter que produzir os animais. O processo de criação o levou às pesquisas, pois não sabia, por exemplo, como elaborar o corpo de um lobo-guará.

Então, dependendo da produção, pode ser que o processo seja rápido ou não. Há casos e casos, mas independente da obra em si, é sempre preciso estar antenado nas notícias para que elas virem ilustrações. Para sair no sábado, desde o início da semana o mundo da imaginação de João já está a todo o vapor.

 

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments