Felipe Vidolin
Ainda atravessando nosso último turbilhão político (JBS x Michel Temer), estamos vivendo um momento de total incerteza na Bolsa de Valores brasileira, fazendo com que por semanas, tenhamos pequenas quedas sucessivas e bilhões de reais sendo retirados de nosso país em investimentos. Isso é exatamente o reflexo da cautela e incerteza de investidores com o cenário político e econômico de nosso país. Esses, por sua vez, aguardam alguma definição do cenário político para que a economia possa voltar a andar. Isso significa que, a desconfiança e o enfraquecimento de Michel Temer junto à população brasileira fazem com que o andamento das reformas e nossa economia fiquem “sem norte“ ou simplesmente sem perspectiva alguma de melhora, causando total incerteza no mercado financeiro.
Exemplos são as Blues Chips (grandes empresas), como Petrobras e Vale do Rio Doce, que ficam totalmente prejudicadas com sua negociabilidade e liquidez muito abaixo do normal diário.
Todos nós brasileiros, esperamos ansiosos e otimistas para ver e ouvir nos noticiários que grandes investimentos estão entrando no Brasil, aumento da taxa de emprego e poder de compra do trabalhador, diminuição da inflação e alta do salário mínimo, porém no momento apenas o que vemos e ouvimos são notícias pessimistas para a classe trabalhadora e um cenário infeliz de corrupção escancarada.
Entretanto, algumas informações da equipe econômica do governo agradam o cenário nebuloso que enfrentamos, um possível grande investimento do Banco Industrial e Comercial da China em projetos nas áreas de infraestrutura, como energia, portos e estradas brasileiras, pode acontecer a longo prazo. O comunicado do Banco Central da última quinta-feira dizendo que a previsão da inflação deste ano cairia de 4,0% para 3,8% e o crescimento econômico manteve-se em 0,5%. Minha simples opinião diz que a equipe econômica está tentando fazer a parte dela, independentemente da bandalheira em que os políticos nos colocaram.
Portanto, o reflexo que a incerteza causa em nossa economia faz com que o investidor fique mais cauteloso em seus investimentos e se, conseguirmos limpar um pouco dessa sujeira política que passamos, certamente investidores e grandes empresas do mundo todo irão ver o Brasil como a “menina dos olhos”, isso se refletirá na estabilidade econômica e em dias melhores para todos os brasileiros.
Felipe Vidolin, pós-Graduado em Engenharia de Telecomunicações e investidor