“Pensando de forma autônoma fora e dentro da internet”, este é o nome do livro recém-publicado pela Fundação Fernando Henrique Cardoso e pelo Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, com o apoio do NIC.br.
A intenção do livro, editado no formato e-book e disponibilizado gratuitamente é auxiliar como educar as crianças e os adolescentes para lidar com os desafios próprios da era digital, como a proteção da privacidade, a recepção de mensagens de ódio e a desinformação on-line.
Juntamente com o livro, foi lançado o guia para famílias, em que os autores trabalham o tema focado nas mães e nos pais, apresentando, de forma simples, que os mundos on-line e off-line não são mais lugares separados, e que os problemas de reflexão e convivência colocados no ambiente digital relacionam-se às experiências fora dele.
Com base nessa ideia, o guia tem o objetivo de orientar os mais jovens no desenvolvimento de habilidades e de competências necessárias para que possam interagir nesses dois mundos, mantendo a autonomia intelectual e emocional. Constatamos que não há mais separação entre mundo virtual e mundo real. A educação, seja no lar ou na escola, deve levar em consideração os mundos off-line/on-line.
Agora, é importante manter a ideia e os valores fundamentais, a capacidade de raciocínio e a sensibilidade que se desenvolvem fora das telas. O livro procura indicar caminhos para preparar pessoas para uma convivência fundada no respeito mútuo e essas são palavras de Bernard Sorj.
Um dos pontos importantes da publicação foi a utilização dos dados de pesquisas reais realizadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, tornando-o muito próximo da realidade.
O guia e o livro estão disponíveis para acesso no endereço https://coracoesementes.org.br, e que essa seja uma boa leitura para as famílias neste início de ano. Logo teremos o “retorno às aulas”, que podem ser “presenciais” ou “on-line”, e é necessário que estejamos preparados para as mudanças que, querendo ou não, estão ocorrendo em nossa frente e algumas vezes evitamos observar.
Boa semana e fiquem atentos às novidades!
Por Nelson Theodoro Junior
Professor, Publicitário e Gestor de marcas. Diretor do Centro do Comércio do Estado de São Paulo