Existem três letrinhas que, quando juntas, causam espanto em quem se aproxima: a TPM! Nós, mulheres, sabemos muito bem do que se trata. Aquela emoção à flor da pele, uma vontade inexplicável de chorar e gente, tudo parece dobrar seu grau de irritabilidade. Pois bem, estamos falando da Tensão Pré-Menstrual (que em alguns casos permanece durante a menstruação também).
A TPM é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem à menstruação. Ela se caracteriza por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como, por exemplo, dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia.
Cerca de 80% das mulheres em idade fértil costumam padecer desse mesmo problema. Com dezenas de sintomas diferentes, os dias que antecedem a menstruação podem se tornar um pesadelo, comprometendo qualidade de vida e até o rendimento no estudo e no trabalho.
No entanto, uma coisa é certa, hoje em dia não é mais preciso sofrer com a TPM, pois basta uma boa conversa com um ginecologista para que ele lhe ajude a solucionar os problemas. Mas, se você ainda não marcou a consulta, algumas dicas são preciosas e farão a diferença até lá.