Quem passou pela Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, nos últimos dias pôde notar a presença de um homem fantasiado do personagem Homem-Aranha, que ao lado de sua caixa de som dança e arranca sorrisos daqueles que transitam por ali. Como ele não mostra seu rosto, muitas pessoas devem ter curiosidade em saber sobre quem está ali, embaixo da fantasia, e suas motivações.
O POPULAR esteve nesta semana com ele, que é um jovem sonhador de 19 anos, chamado Miguel Arcanjo dos Santos Ramos, morador do bairro Linda Chaib, zona Leste de Mogi Mirim. Além de dançar no local, e em outros pontos da cidade, Miguel disse que às vezes também participa das atividades da carreta que transita pela cidade com outros personagens.
Miguel contou que faz cerca de um mês que está frequentando o Jardim Velho para dançar. A escolha do local se deu por conta da quantidade de pessoas que passam por ali durante o dia, especialmente quando os jovens estão em aula. Todos os dias, entre segunda-feira e sábado, Miguel está no local, sempre por volta de 12h até, mais ou menos, 13h, que é o horário que ele considera que tem a presença de mais pessoas.
“As crianças gostam, as pessoas também me ajudam de vez em quando com dinheiro, mas eu não peço nada. Venho dançar e divertir as pessoas, para elas terem alegria”, disse Miguel.
Mas não foi no Jardim Velho que a história de Miguel dançar para o povo começou. Ele relatou ao O POPULAR que há cerca de um ano começou a fazer este tipo de atividade, mas antes ele andava de bicicleta pelas ruas, especialmente da zona Leste, alegrando quem encontrasse pelo caminho. Nessa época, ele usava a máscara da Magali, da Turma da Mônica, mas com o passar do tempo ela acabou quebrando e Miguel ficou sem o acessório.
A fantasia de Homem-Aranha surgiu posteriormente.
Miguel relatou que ganhou a fantasia de um supermercado localizado na Vila Dias, que é onde estava dançando antes de passar a atuar no Jardim Velho. Mas ele quer outras fantasias também, que é para variar e porque a atual, do Homem-Aranha, já está bastante gasta. Miguel disse que está juntando dinheiro para comprar. Se alguém quiser doar, ele também aceita. Uma fantasia que ele deseja muito é a do Fofão, que era personagem do programa Balão Mágico.
Sorrisos
Enquanto a equipe de reportagem estava no local, Miguel dançou e arrancou sorrisos das pessoas que passavam à pé, de carro e até de ônibus pelo local. Outros olhavam de forma curiosa e teve até um garotinho que quis abraçar o Homem-Aranha. Miguel brincou com o menininho e disse que é isso que o faz feliz no dia a dia.
Planos para o futuro ele, que não está empregado, ainda não tem. Por enquanto, deseja ficar mais um tempo dançando naquele ponto. Fora o horário que está ali, ele disse que gosta de escolher as músicas e ensaiar os passos que irá produzir nos próximos dias.