Sempre que reclamamos de alguma coisa ou de algum serviço, pode ser que encontremos as mais diferentes respostas. Podemos gerar os maiores relatórios em nossas cabeças sobre os motivos que nos levaram a não aprovar o resultado de determinada ação ou mesmo do atendimento recebido.
No entanto, muitas vezes nos esquecemos de avaliar se quem nos atendeu foi realmente treinado, capacitado para desempenhar aquela determinada função ou então se esse profissional está realmente sendo bem pago de acordo com o que a função exige e merece.
Tanto clientes, como empresas, precisam entender que, para ter profissionais de qualidade, é preciso que ele seja bem renumerado. E não apenas isso: ter acesso a treinamentos, cursos e palestras que garantam a ele conhecimentos que levem ao aperfeiçoamento para as suas funções e, principalmente, para o atendimento.
O atendimento é algo vital para uma empresa. É mais que um “cartão de visitas”, afinal, se o cliente já procurou por seu negócio, é porque ele já conhece ou se interessou por um serviço que você oferece. Portanto, todos dentro de uma empresa precisam saber atender.
Em um mesmo dia, alternamos nossa atividade por diversas vezes: ora somos clientes, ora somos atendentes. Esse é o ciclo de vida da maioria das pessoas. Se pensarmos desta forma, veremos que o treinamento de nossa equipe não pode ficar restrita apenas ao que ela faz sistematicamente, mas o que é necessário para a empresa.
Seja na hora de solicitar uma informação, de pedir a alteração de um produto ou mesmo na ausência de alguém, em atender uma ligação, por exemplo, é necessário ser cordial e prestativo. Afinal, é a sua imagem que está em jogo.
Falar frases como: “Alô, como vai?”, “O que o senhor (ou senhora) precisa?”, “Posso te ajudar?”, “Infelizmente não posso lhe ajudar, mas deixe seu número que peço para o responsável te retornar…”, “há algo a mais que posso fazer por você?”, “obrigado por ligar!”, são pequenas palavras que podem colaborar muito com a nossa comunicação.
Boa Semana! E fique atento às novidades.