terça-feira, julho 1, 2025
INICIALOpiniãoArtigosO Primeiro Cemitério de Mogi Mirim – n° 634

O Primeiro Cemitério de Mogi Mirim – n° 634

O mais antigo e primeiro cemitério mogimiriano foi aberto em 1747, há 273 anos. Localizava-se à esquerda da primitiva Matriz de São José, na área em que atualmente existe o coreto e o círculo das grandes Palmeiras Imperiais da Praça Rui Barbosa. Ali foram sepultados os primeiros mogimirianos falecidos e, entre eles, alguns dos bandeirantes fundadores de Mogi Mirim. Funcionou até por volta do ano de 1870, quando ficou sem espaço para novos sepultamentos.

Calcula-se que no local foram sepultados quase dois mil corpos e que nunca foram transladados, permanecendo a 7 palmos do piso atual, onde descansariam em paz, não fosse o grande trânsito de pedestres no local. Anteriormente à abertura desse primeiro cemitério, os corpos de pessoas falecidas eram sepultados em locais diversos e não designados oficialmente, como quintais de residências e terrenos de sítios e fazendas, pois não existia legislação específica a respeito.

O segundo vigário da Paróquia de São José, o padre Antônio Xavier de Mattos, em 6 de agosto de 1754, anotou no Livro do Tombo da Paróquia, as seguintes informações sobre esse primeiro cemitério: “O adro que se lhe consignou e benzeu para cemitério, consta de quarenta e cinco passos, caminhando desde a porta principal para o poente, e de outros quarenta e cinco passos para o sul, e de igual medida para o norte. Tudo segundo os termos e divisas de pedra que foram fincadas e se mostram patentes no mesmo adro, fazendo a mesma demarcação para a parte do nascente”.

A medida utilizada na época era o passo humano e que equivalia a um metro, pois na época não existia o sistema métrico decimal. Vertendo-se o número de passos em metros atuais, quarenta e cinco por quarenta e cinco, chega-se a extensão do cemitério em 2.025 metros quadrados, ou seja, cerca de sete terrenos de 300 metros quadrados, um quarto da atual Praça Rui Barbosa.

O antigo e primeiro cemitério de Mogi Mirim funcionou de 1747 a 1878, quando foram preenchidos todos os seus espaços para sepultamentos. Na época não era costume remover os corpos para outro local e desse modo cerca de 2.000 restos mortais dos primitivos habitantes e fundadores de Mogi Mirim continuam no mesmo local, sob o piso da Praça Rui Barbosa!

Em 1879 um novo cemitério foi aberto no alto da Rua Padre Roque, no espaço atualmente ocupado pelo Fórum e praça adjacente. Foi o primeiro cemitério municipal da cidade e onde funcionou até 1898, quando abriu-se o Cemitério da Saudade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments