No princípio criou Deus o céu e a terra. Gn 1:1
No Rio Grande do Sul, onde nasci, na colônia dos italianos, todo início de ano, costumávamos dizer uns aos outros: “Bom princípio do ano novo”.
Esse era um ditado popular muito conhecido. O primeiro livro da Bíblia Sagrada, que foi escrito por Moisés, chama-se princípio; Gênesis.
Este livro, contém o maravilhoso e extraordinário relato da criação de Deus e o princípio de todas as coisas.
O criacionismo hoje já é muito mais aceito do que o equivocado pensamento de que o universo e o mundo que vivemos se originaram do nada. A própria ciência acaba de dizer que há um designer inteligente por trás da criação e que nós, os cristãos, sabemos que é Deus. A Bíblia diz que no princípio, a terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas; Gn 1:2.
Uma das coisas que se destacam nos primeiros capítulos desse livro é a atividade do Espírito Santo nos toques criativos de Deus. A expressão mover-se mostra a intensa participação em colocar as coisas em ordem na natureza, como, por exemplo, a criação da luz, os mares e a separação das águas, animais terrestres e aquáticos, expansão da terra e todo espaço sideral.
Para esse princípio de ano, podemos extrair em figuras algumas reflexões que, uma vez aplicadas, trarão uma existência saudável e satisfatória.
1- No princípio, Deus disse: “Haja luz”. Que o Espírito de Deus venha iluminar seu caminho, decisões e escolhas neste novo ano.
2- No princípio Deus disse: “Haja separação entre as águas”. Que Deus o capacite a discernir os limites, as fronteiras daquilo que é bom e mau, do certo e do errado.
3- No princípio Deus disse: “Haja expansão”. Que, neste ano, Deus te ajude a ser uma pessoa mais expansiva, crescente, capaz de ampliar seu espaço e alcançar novos horizontes.
4- No princípio, Deus disse: “Produza a terra”. Deus deseja, profundamente, que nós, como seus filhos, também sejamos produtivos, uma plantação de excelência, produzindo os bons frutos.
5- No princípio, Deus disse: “Haja luminares para governar dia e noite”. Isso nos sugere que devemos exercer nossa qualidade de governo, pois, ao nos criar a sua imagem e semelhança, Deus disse: domine!!! Gn 1:26
Saber liderar, assumir o controle de cada situação e ser capaz de governar a si mesmo é um dom de Deus para cada um de nós; o qual o devemos desenvolver e exercer ao longo de nossa vida.
Caro amigo de O POPULAR, desejo a todos, no bom e velho estilo gaúcho, bom princípio de Ano Novo.
Bispo Vilmar Dacampo
Nascido em Erechin-RS,
formado em Teologia, é ex-comerciante e tem 29 anos de pastorado