domingo, setembro 15, 2024
INICIALColunistasO que é perdão? Uma análise do Bispo Vilmar Dacampo

O que é perdão? Uma análise do Bispo Vilmar Dacampo

Na última matéria, avaliamos a questão do perdão 70×7, em que falamos sobre o que não é perdão. Na última sexta-feira, coincidentemente, foi o dia chamado “Sexta-Feira da Paixão”, e que foi seguido do Domingo de Páscoa. E, é claro, e, evidentemente, que a morte de Cristo na cruz foi a maior demonstração de perdão. Todo sofrimento que passou e ainda pôde dizer: “Pai, perdoa-lhes”.

Vejamos o que é perdão:
1. O perdão é muito difícil
Creio que uma das coisas mais difíceis da vida cristã é perdoar; especialmente quando somos profundamente feridos. Mas, mesmo assim, é isso que Deus quer. Você já meditou atentamente no quanto custou para Deus perdoar a você e a mim? O seu filho! O seu único filho! Que alto preço! Perdoar vai custar seu orgulho. É não exigir seus direitos. É não querer que a pessoa pague pelo seu pecado.

2. O perdão é considerar o outro
É o “outro centralizado” e não “auto-centralizado”. É tirar os olhos de si mesmo, de sua dor, sua autocomiseração e, agora, ver aquela pessoa em sua miséria e sentimento de culpa. É dar amor quando espera ódio. É dar compreensão quando espera raiva e vingança. É dar liberdade quando merece punição. É recusar buscar sua própria vontade. Para que haja esta reação é preciso tempo, é preciso permitir que o Espírito Santo faça sua obra de restauração no coração e o preencha das graças generosas de Deus.

3. Perdão é substituir
O Apóstolo Paulo afirmou este conceito quando em II Cor. 5:21 diz: “Aquele que não conheceu o pecado (Jesus Cristo) Ele o fez pecado por nós (literalmente, Ele se tornou pecado por nós, isto é, em nosso lugar) para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus!

Conclusão:
– Deus quer que você perdoe quem o feriu.
– Deus não permitirá que isso o destrua, bem como seu potencial, seus dons, suas habilidades e sua vida. Isto se você responder de forma positiva e obedientemente.
– O Senhor é capaz de usar algo muito triste do nosso passado para glória dEle. Ele é capaz de transformar tudo o que ocorreu de maneira que redunde em bem para nossa vida, para o outro e qualquer pessoa envolvida. Não sei como ou quando, mas sei que Ele é capaz! Aleluia! Ele é Deus! Todo Poderoso! O Todo Soberano! Amém!
– As consequências de não perdoar serão desastrosas. (Sl 32:1-5).

Portanto, caro amigo de O POPULAR, faça sua lista de perdão e perdoe a todos assim como Deus tem perdoado.

Um abraço de perdão !

Bispo Vilmar Dacampo

Nascido em Erechin-RS, formado em Teologia, é ex-comerciante e
tem 31 anos de pastorado.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments