Isto sempre é importante, se você já sabe para onde irá viajar, pesquise o que quer ver na região. Falamos muito nas colunas anteriores sobre planejamento da viagem, e muitas das dicas que passamos foi por experiência própria, e esta a seguir é mais uma delas.
Quando você escolhe o local para viajar, normalmente lá tem pontos de interesse, seja público, particular, enfim… Fazer uma programação irá fazer você poupar muito tempo e dinheiro. Viagens de aventura são muito legais, perrengues sempre irão existir, mas frustração não é legal ter. Explico: você define o destino e começa a ver fotos de cachoeiras, lugares, parques e sua ansiedade e expectativa aumentam, pois queremos também ver estas maravilhas, nadar, escalar etc. Mas quando você chega no local: fechado! A primeira reação que temos é de indignação, seguida pela frustração. Passamos algumas vezes por isto e garantimos, não é nada bom. Conforme vamos passando por isto e, por consequência, ganhando experiência, estas situações diminuem e a viagem fica mais prazerosa.
Além de todos os fatores que já descrevemos nesta coluna sobre planejamento, inclua uma pesquisa sobre as atrações que você quer ver no destino. Verifique: em quais dias está aberto; é pago ou não; como é o acesso; se está em reforma; qual é o horário de funcionamento; se tem estrutura de alimentação e higiene; se é necessário equipamento adicional tipo lanterna, calçado, capacete, etc., se precisa de guia e se ele está disponível no local ou tem que vir de outra localidade. Enfim, são questões que, se respondidas a contento, deixarão a aventura bem mais legal.
A internet hoje tem informação a respeito de qualquer destino e de qualquer atração. Imaginamos que não existe roteiro turístico no mundo que alguém já não tenha ido e relatado sobre ele. Pesquise, leia sobre a experiência de outros viajantes, se possível pegue um mapa de como chegar nos locais e não saia frustrado. Imagine você chegar na caverna que sempre sonhou conhecer, apenas com cartão e só aceitam dinheiro, não dá né?
Como dissemos, nós passamos por alguns episódios deste tipo, alguns exatamente por não pesquisar antes de ir, e podemos dizer com segurança que é muito ruim você acordar cedo, sair para uma atração, cheio de vontade e disposição e encontrá-la fechada, ou pior, algumas vezes nem encontrar. Em nosso canal no Youtube, no vídeo desta semana, você pode conferir algumas roubadas que entramos.
Parece que planejar é enfadonho e excesso de zelo, mas temos certeza que sua viagem ficará muito mais divertida se você conseguir ir a todos os locais que planejou. Boa viagem!
Erika Rodrigues e Marcos Leandro
Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada