O aproveitamento e o respeito com o espaço público são fundamentais para que a sociedade possa fazer bom proveito desses locais, que, quase sempre, não possuem a devida atenção que merecem.
É louvável a atitude de fazer com que as paredes do Espaço Cidadão ganhem mais cores e arte, com um belíssimo painel artístico, de autoria do grafiteiro Filiage. A obra, que mescla arte realista e estilizada, recebeu cores vibrantes, que chamam a atenção dos pedestres e dos motoristas que por ali passam. Obras semelhantes podem ser vistas em muros de escolas municipais e estaduais de Mogi Mirim, o que alegra e, ao mesmo tempo, valoriza o espaço urbano.
O grafite, finalmente, passou a ser visto com bons olhos pela sociedade. Tal arte, após muito tempo marginalizada, passou a ser respeitada, ganhando o mundo com painéis que valorizam os espaços públicos e dão oportunidade para muitos artistas. Além disso, pode tirar jovens e adultos de uma situação social de risco, integrando-os à sociedade.
O Espaço Cidadão, que no passado já foi considerado um espaço perdido, em meio ao centro da cidade, mostra, cada vez mais, ser um local adequado para integrar as famílias e os amigos, em eventos culturais, como aconteceu no Dia do Rock e no Dia do Trabalho, em que centenas de pessoas puderam se divertir.
Do outro lado da cidade, na Rodoviária Municipal, outras mudanças importantes. Após o vencimento da concessão do espaço a uma iniciativa privada, o espaço voltou a ser operado pela Prefeitura. Há quase uma década, poucos foram os investimentos na estrutura do local, que garantisse melhoria aos usuários.
Mudanças significativas puderam ser constatadas, desde que o posto do Detran se instalou por lá, na antiga área de espera pelos ônibus, que era subutilizado pelos próprios usuários, que quase sempre preferiram aguardar pelos veículos próximo das plataformas. Os serviços do antigo Ciretran foram padronizados, o que garante mais agilidade e conforto no atendimento.
Desta forma, as reformas em todo o prédio da rodoviária, que foram entregues ontem, no final da tarde, eram necessárias para que todo aquele espaço fosse, realmente, integrado. Outra boa notícia anunciada é a retirada da zona azul daquele espaço, onde não há opções para o estacionamento de veículos. Diariamente, funcionários e usuários dos serviços do Detran param seus veículos no canteiro, ao lado da área de estacionamento, para evitar a cobrança.
Há muito o que se fazer para que os espaços públicos tenham um bom aproveitamento e que a população possa desfrutar do que a cidade oferece. Os primeiros passos precisam ser dados. Pelo que se constata, alguns passos já estão sendo dados neste sentido.