terça-feira, abril 22, 2025
INICIALColunistas"O sacrifício de cristo é a nossa salvação"

“O sacrifício de cristo é a nossa salvação”

É certo que todos já ouvimos ou ainda utilizamos, em algum momento, a palavra sacrifício. Para muitos, essa palavra significa renunciar a alguma coisa; portanto, é comum que alguém diga: “é um sacrifício acordar cedo!” ou “é um sacrifício para mim fazer tal coisa”. Quando usamos essa palavra dessa forma, fica claro que nosso entendimento sobre ela é superficial. A origem da palavra sacrifício revela que seu significado é “santificar ou tornar sagrado”. Sacrificar não é renunciar a alguma coisa para conseguir outra mais desejada; sacrificar é o ato de re-significar alguma coisa, dar um novo valor, trocar de plano, elevar a fim de conseguir alcançar uma consciência mais elevada.

A Bíblia nos ensina que o sofrimento de Jesus durante sua paixão é o sacrifício que nos salva. Assim sendo, entendemos que Jesus renovou todas as coisas reconciliando, em Si e através de Si, a criação para com Seu criador. Por isso que o ensinamento bíblico sobre salvação ganha em Jesus Cristo tão sublime significado: Ele re-significou a vida da criação fazendo-a, pela fé N´Ele, o único caminho que conduz a Deus, algo agradável ao Pai. O sofrimento que pesou sobre Ele foi feito sacrifício e assim fomos reconciliados com Deus através D´Ele; o que era maldição se tornou benção; N´Ele fomos curados, por Ele fomos salvos.

É importante dizer isso nesses tempos de quaresma e de Semana Santa, onde as pessoas irão ver ou participar de celebrações litúrgicas, encenações da Paixão do Senhor ou ainda, por uma ou outra religião, participarão da ceia “da morte de Jesus”: se esses atos não ensinarem que o sofrimento que pesou sobre Ele foi o Sacrifício de nossa salvação, pouco ou nada de proveito isso produzirá! Entenda que é só em Jesus que a salvação está!

Muito ofereceram a Deus seus sacrifícios no A.T., notadamente vemos isso acontecendo através de Abel, Abraão, Sansão, Davi, Samuel e os profetas, os quais, por meio da fé, venceram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra e puseram em fuga exércitos estrangeiros… Tudo isso edifica a fé; no entanto, só o sacrifício de Si mesmo, promovido por Cristo, reconcilia-nos, eternamente, com o Pai!

Dom Pedro Paulo Teixeira Roque

Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB

e-mail: [email protected]tel. 19 – 9.9996-0607

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments