sábado, abril 19, 2025
INICIALColunistasO santo raio... e os 500 anos da Reforma

O santo raio… e os 500 anos da Reforma

Nesse mês foi comemorado um dos grandes eventos da história, conhecido como a reforma protestante: no dia 31 de outubro de 1517, Martin Lutero fixava na porta da igreja do castelo em Wittemberg, na Alemanha, as 95 teses que protestavam contra o sistema religioso romano.
Daí em diante, deu-se início à grande reforma. Tudo por causa de um raio! Certa vez Martin Lutero passava por uma floresta onde deu-se violenta tempestade e um raio o atingiu, bastante aflito gritou: “Me salve que eu viro monge”. Milagrosamente, sua vida foi poupada e ele cumpriu o seu voto.
Na época, abandonou seus estudos de advogado e virou um monge indo para um mosteiro, onde dedicou sua vida ao estudo das escrituras, chegando a ser professor de teologia. Ao aprofundar-se nas escrituras deparou-se com os ensinos de Cristo e descobriu que a igreja havia se afastado drasticamente dos ensinos originais de Jesus Cristo. Foi aí que elaborou 95 teses que provavam biblicamente que os homens não precisavam pagar por um pedaço do céu, “indulgências”, mas que poderiam ser perdoados pela graça de Deus e justificados unicamente pela fé em Cristo. Isso tudo fez com que fosse considerado um fora da lei, sendo perseguido pelo papa, quando fugiu e encontrou abrigo em um castelo, onde ali também escreveu o clássico dos hinos, castelo forte é o nosso Deus.
Suas ideias foram propagadas rapidamente graças a invenção da prensa tipográfica recentemente inventada.
O que Martin Lutero fez não foi fundar nova religião, e sim voltar ao ensino original pregado por Jesus Cristo e seus apóstolos. Basicamente, a reforma se resume em 5 pontos:

1. SOLA SCRIPTURA (Somente as Escrituras)
2. SOLA GRATIA (Somente a Graça)
3. SOLA FIDI (Somente a Fé)
4. SOLA CRHISTUS (Somente Cristo)
5. SOLA DEL GLORIA (Somente a Deus, Glória)

Quinhentos anos depois e por todos os tempos saberemos que o homem não precisa pagar pelo céu, pois o perdão foi nos dado através do sacrifício de Cristo na cruz.
Está é uma verdade eterna que foi espalhada por um homem que um dia foi atingido por um santo raio. São os caminhos de Deus!
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. RM 8:28

Abraços

Bispo Vilmar Dacampo

Nascido em Erechin-RS,
formado em Teologia, é ex-comerciante e tem 29 anos de pastorado

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments