Todos gostam de férias, não é mesmo? Mas, isso tem relação com o fato de se gostar ou não do seu trabalho? Elas são essenciais para se conseguir manter o ritmo de trabalho e até mesmo da saúde e, sim, momentos de relaxamento são importantes para colocar os hormônios novamente em equilíbrio.
Esse período, sem dúvida, faz muito bem para a saúde mental. Mas, não é só isso. Esse período de descanso ajuda a regular os níveis de cortisol – o hormônio que ajuda no controle do estresse, reduz inflamações, otimiza o sistema imunológico e muito mais.
Isso porque, com esse período de descanso, todo o organismo consegue se reequilibrar e se preparar para uma nova jornada. Veja como é importante o turismo. Ele, além de produzir divisas e receitas, ainda gera saúde e bem-estar aos visitantes.
Isso me leva a pensar se a nossa cidade quer receber turistas e pensar em tudo para que o visitante tenha o mínimo de preocupação possível. Tudo tem que ser perfeito, pois, assim, suas expectativas serão satisfeitas, fazendo realizar bons comentários e retornando mais vezes.
Agora, voltando ao descanso, fique atento! Para que as férias possam trazer todos esses benefícios, é preciso relaxar e se desligar de verdade das atividades. Então, é isso, nada de ficar atendendo ligações de trabalho ou mandar aquela mensagem no meio do dia para os colegas só para dar um “recadinho”.
E quer prova de que isso funciona? Quem é que nunca teve uma ideia inspiradora para resolver determinado problema, quando estava descansando ou fazendo uma atividade que nada tinha a ver com a questão? Muitas vezes essas soluções quase mágicas vêm assim, quando mudamos o foco. Isso pode ser muito mais produtivo do que gastar horas e horas em reuniões exaustivas.
E aí, seu descanso está em dia? Não o deixe de lado! Ele pode ser tudo o que se precisa para se manter o ritmo e a inspiração. Escrevo essa coluna, aqui, em Porto Seguro, onde não pude deixar de escrever e de compartilhar essa minha visão de vida.
Tirei alguns dias para admirar as belezas do nosso Brasil e conhecer o que está acontecendo fora de nossa cidade, no que diz respeito aos eventos e aos atrativos turísticos, além, é claro, de repor as energias e ficar preparado para as atividades do dia a dia.
Bem, vou voltar para minhas
“férias”! Boa semana a todos!