sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosO vale da sombra da morte – Parte 1

O vale da sombra da morte – Parte 1

O Salmo 23 é conhecido como o “Salmo do Pastor” e já foi considerado a pérola e joia das escrituras! Com sua linguagem poética e cheia de simbolismos espirituais tem sido o alento para almas aflitas em todos os tempos e gerações. Escrito por um exímio conhecedor do pastoreio e que um dia viria a se tornar o grande Rei Davi.

Desde 1000 anos a.C, o Salmo consola, fortalece, ativa, traz conforto e esperança. Deveria ser leitura obrigatória de todos os alunos da escola da vida. Porém, no meio de tantas belezas e riquezas de uma retórica celestial, vamos encontrar uma expressão que, a princípio, não parece combinar, destoando de todo o contexto: “vale da sombra da morte”.

O Salmo em si já é um símbolo da nossa própria vida, que, apesar de rodeado de belezas, mesas preparadas, cálices transbordantes, pastos verdes e águas tranquilas, teremos os nossos “vale da sombra da morte”.

Vales significam partes baixas da terra, uma depressão no solo. Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida. O que, no entanto, nos encanta e fortifica nossa fé é a expressão “ainda” que vem primeiro no texto.

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque tu estás comigo e a tua vara e teu cajado me consolam”. Hoje vivemos o vale de uma pandemia que mata vidas, afeta famílias e prejudica sonhos. Em meio a isso tudo há duas verdades a serem destacadas sobre os vales.

A primeira é que somos incentivados a não ter medo e desenvolvermos uma linguagem de fé que diz: não temerei mal algum. Sabemos que o mal existe e são muitos, mas devemos enfrentá-los sabendo do cuidado e amor de Deus, pois as escrituras também dizem que o perfeito amor lança fora o medo.

A segunda verdade é a certeza de que Deus sempre estará presente em nossos vales: “porque Tu estas comigo”. Como bom pastor Deus é presente na vida de suas ovelhas e com seu cajado as protege contra o inimigo e com a vara traz direção às suas vidas. Desta forma temos a certeza de que, mesmo nos dias mais difíceis e nas noites mais sombrias, sempre teremos a presença de Deus conosco. Caro amigo de O POPULAR, como sugestão, leia o Salmo 23 na Bíblia versão revista e corrigida ou o Salmo 22 nas edições paulinas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments