Caro leitor de O POPULAR, seguimos nossa reflexão sobre a maior joia da Bíblia, o Salmo do Bom Pastor. Escondido em meio de tantas belezas há uma expressão sombria que nos alerta sobre a possibilidade de passarmos pelo vale da sombra morte. Vimos anteriormente que ainda assim não devemos temer, pois temos certezas de 2 coisas muito importantes.
A primeira é que não devemos temer e a segunda é que não tememos justamente porque Deus está conosco. “Não temerei mal algum, porque tu estás comigo!” Hoje falaremos um pouco mais sobre esses vales que são os momentos difíceis das nossas vidas.
Os vales são necessários. Em Tiago 5:10 e 11 diz que temos, por exemplo, das aflições dos profetas que falaram em nome do Senhor e como sofreram. Nossas provas e dificuldades servem para nos aprovarem e nos fortalecer para vencermos novos desafios e obstáculos. Ao passarmos por eles sempre saímos mais fortes.
Os vales são individuais. Na maioria das vezes sempre teremos apoio de pessoas ao nosso redor. Porém, haverá momentos que parecem que estaremos só, pois são experiências pessoais que devemos ter. As escrituras falam de momentos de solidão que grandes homens tiveram em suas vidas, como por exemplo: Jó em sua doença, Elias em sua caverna, Daniel na cova dos leões, João na ilha de Patmos, Paulo na prisão, Jesus na cruz. Em todos esses casos, e em muitos outros, mesmo que sozinhos, todos tiveram a companhia de Deus.
Os vales não são profundos demais. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:13 que não veio sobre vós tentação senão humana, mas fiel é Deus que não nos deixará tentar acima do que podeis; pois dará o escape para que possais suportar. Sempre haverá uma luz no fundo do túnel, Deus sempre amparará os que nEle creem.
O vale é passageiro. E esta talvez seja a principal faísca que acende a chama da esperança, da coragem e da vitória. Tudo passa! O salmista diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”, Salmos 30:5. Aprendamos a resistir com paciência os períodos de dificuldade e crer que: VAI PASSAR!
Continua na próxima edição.