Semana passada eu presenciei algo que me deixou estarrecido! Tomando um lanche num estabelecimento da Rua Conde de Parnaíba, sentado defronte a essa via, vislumbrei o movimento dos pedestres que caminhavam nas calçadas. Foi quando levei um susto! Cerca de metade das pessoas era obesa ou fora do peso!!! Sem dúvida serviria de termômetro para o total da população mogimiriana.
Há oito anos meu amigo e ex-colega do Jornal O POPULAR escrevia: “OMS ESTIMA 42 MIL OBESOS EM MOGI MIRIM”. Com esse título, Fernando Surur iniciava matéria inserida na edição de 2 de agosto de 2014, comentando sobre esse grave problema em nossa cidade.
Na reportagem, Fernando citava estimativas da OMS e da Secretaria de Saúde de Mogi Mirim, representada pela nutricionista Geórgia Paula Gonçalves. Na época Mogi Mirim contava com uma população de 90.558 habitantes, segundo o IBGE estimava. Eis o resultado dos estudos da época:
“Mogi Mirim tem 42.031 obesos, 46,41% da população! Um dado espantoso! E apresenta outros detalhes: 22.404 homens de Mogi Mirim são obesos ou tem sobrepeso, ou seja, 52,6% e 19.627 mulheres estão na mesma situação, total 44,7%!!!
Opinião
A nutricionista Geórgia Paula Gonçalves efetuou na época considerações sobre esse problema de saúde e social: “A obesidade em Mogi Mirim afeta desde crianças de 4 anos até adultos e idosos. O agravante é que o problema vem crescendo em grande proporção devido a erros alimentares, com ingestão de alimentos calóricos ricos em gorduras saturadas, como os salgadinhos e batatas fritas, agravado com a falta de exercícios físicos e de dieta saudável. Campanhas conscientizando as pessoas e com o auxílio de nutricionistas podem fazer uma grande diferença”.
Os males da obesidade
“Não é apenas o ganho de gordura e os problemas sociais que afetam o obeso, mas também uma série de fatores que prejudicam muito a saúde, como: AVC, diabetes, hipertensão, dislipidemias, entre outras doenças”, completou Geórgia.
Onde procurar ajuda
“Mogi Mirim tem Unidades Básicas de Saúde, como os Postinhos, assim como na Vigilância Epidemiológica e na Assistência Domiciliar, com competentes nutricionistas e que podem ajudar na solução desses problemas físicos e sociais”. Segundo esses nutricionistas, o importante é a própria pessoa ter a vontade de mudar e procurar ajuda. A obesidade é uma patologia perigosa, mas as pessoas não sabem disso. No lar, as mães e avós acham bonitinho ter filhos, netos GORDINHOS, achando que é sinal de saúde”! Finalizou a nutricionista.
Atualidade
Como estará hoje Mogi Mirim em quantidade e porcentagem de obesos? Acredito que aumentou, tendo em vista o que visualizo nas ruas e praças.
FONTES: Jornal O Popular, Prefeitura Municipal e SUS.
Túnel do TEMPO
3 de Junho de 1900 – Instala-se em Mogi Mirim a Conferência de São Vicente de Paula, centenária entidade beneficente.
Preceitos Bíblicos
“Confie no Senhor de Todo o coração e não se apoie na própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer e ele lhe mostrará o caminho certo”. (Provérbios 3)
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos
Pontos de venda em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banco do Porta – Av. 9 de abril