As obras estão concluídas, mas a reabertura do Zoológico Municipal acontecerá somente entre o final de junho e o início de julho. Este é o novo prazo emitido pela Prefeitura, confirmada por meio do secretário de Obras e Planejamento, Wilson Rogério da Silva a O POPULAR. Uma vistoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, procedimento necessário para liberação do espaço, será realizada nos próximos meses antes da data da reinauguração ser definida pelo Executivo.
As obras foram finalizadas na última segunda-feira, e agora a empresa contratada pela Prefeitura para o serviço de reforma no zoológico acerta e dá os últimos retoques ao parque. O novo cronograma altera mais uma vez o prazo da Prefeitura, que desde outubro do ano passado promete a reabertura do zoo para visitação.
O espaço está fechado há vários anos. “A empresa está fazendo a limpeza, adequações em recintos, só resta o acabamento. Não podemos reabrir hoje com a cara de um canteiro de obras, temos que deixar na condição de a população poder visitá-lo”, explicou Wilson.
A estimativa é de que em até 40 dias seja refeito serviços essenciais no zoológico, como a colocação da grama, poda de árvores, limpeza e arrumação dos espaços. Em janeiro, a Prefeitura informou que o zoológico estava com 95% de obras prontas, com a conclusão do recinto das antas, recinto das emas, recinto das aves, recinto dos répteis, sala de educação ambiental, prédio administrativo, área de suporte para funcionários, formado por banheiros e vestiários, playground para crianças, um banheiro público e ainda a pista de caminhada. Os 5% restantes das obras estavam relacionados à pavimentação no entorno desta pista e ainda ao acabamento do recinto dos animais felinos.
Vistoria
O secretário de Obras e Planejamento prevê que até maio todos os animais estejam alocados no zoológico, entre eles a onça, lobo guará, antas, jacarés, veados, ema, araras, papagaios, entre outros. Após isso, uma vistoria será realizada por uma equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para aprovação das obras, liberação da área e emissão de uma autorização de manejo.
Por força de portaria, essa vitória pode ocorrer em até 180 dias, mas segundo Wilson Rogério existe o compromisso entre a pasta e a Prefeitura para que ela ocorra em até 60 dias. “A previsão é de que em maio estejam todos os animais no zoo e que em junho ou no máximo começo de julho, reabra o zoológico”, confirmou o secretário.