sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueObras na Avenida Brasil chegam à sua fase final e asfalto será...

Obras na Avenida Brasil chegam à sua fase final e asfalto será reconstituído

Há obras de reparos no asfalto na Avenida Brasil onde há desnível e afundamento. Motoristas devem ficar atentos. Foto: Divulgação

O projeto dos coletores-tronco Santo Antônio e Mogi Mirim chegou à última etapa do processo de execução. As obras de esgotamento sanitário da Serviços de Saneamento de Mogi Mirim (Sesamm), supervisionadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Mogi Mirim, estão nas fases finais das interligações das redes coletoras, partindo posteriormente para a finalização das vias.

O coletor-tronco Santo Antônio, implantado às margens do córrego Santo Antônio, será responsável pelo escoamento do esgoto proveniente da Zona Oeste e parte da região central do município. Restam as últimas interligações da rede dos bairros ao coletor.

A rede, que tem a extensão de 5 km, apresentou afundamento ou desnível em alguns pontos mais críticos situados na Avenida Brasil em razão do elevado teor de umidade do solo local, resultando em “borrachudo” (quando o solo perde a sustentabilidade).

Asfalto

Esses trechos específicos requerem adequações. Por isso, a cobertura asfáltica usada é provisória, minimizando os problemas no fluxo de uma das principais avenidas do município. Após a finalização de todas as adequações necessárias e, constatada a estabilização do solo, será feita a reconstituição definitiva do pavimento asfáltico.

Já o coletor-tronco Mogi Mirim atenderá a Zona Leste e está com obras na área da Estação Elevatória de Esgotos, situada na Avenida Prefeito Luiz Franklin Silva, no bairro do Mirante.

Para a conclusão da rede coletora de mais de 1,5 km, restam as interligações do bairro ao coletor-tronco e a posterior reconstituição das áreas em que foram executadas as obras.

Uma equipe está na Avenida Brasil fazendo reparos nos pontos com desnível e afundamento. É importante que o condutor fique atento às sinalizações nas vias e reduza a velocidade nessas áreas.

As obras estão em fase final e só serão entregues após a conclusão de todas as adequações necessárias, apontadas nas vistorias realizadas pelo Saae, incluindo a reconstituição da via com o asfalto definitivo em todos os trechos necessários.

Benefícios

O projeto de tratamento e afastamento de efluentes do município também incluiu a ampliação da terceira unidade de pré-tratamento, reator biológico e decantador da Estação de Tratamento de Esgotos, fazendo com que a ETE aumente sua vazão de tratamento de esgoto dos atuais 150 L/s para 225 L/s.

Esta medida vai elevar Mogi Mirim no ranking de cidades com maior índice de tratamento de efluentes, chegando a uma taxa de 95%.

Quando totalmente finalizadas, as obras trarão benefícios para a saúde pública, minimizando a incidência de doenças de veiculação hídrica e ao meio ambiente, evitando a contaminação do solo e preservando os rios da região. (Da Redação)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments