Até o final do 1º semestre, Mogi Mirim contará com mais uma unidade educacional. Segue em ritmo acelerado as obras de um novo Centro Educacional Municipal de Primeira Infância (Cempi) à Rua José Mário Barros Milano, no Jardim Europa, Zona Leste, que irá abrigar o Cempi “Alfredo Bérgamo”, o Caic.
A obra, retomada no final do ano passado, tem prazo de conclusão previsto para o mês de junho.
Com área construída de 1.118,48 metros quadrados, a construção é conduzida pela empresa Marques Engenharia e Construção Eireli-EPP, e investimento de R$ 1.255.000,00, montante proveniente de recursos próprios da Prefeitura.
A construção, iniciada e suspensa no governo de Gustavo Stupp, só pôde ser retomada após a Prefeitura obter autorização do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal. Isso porque a obra passou a ser investigada pelo fato de ser dada como encerrada sem, ao menos, ter sido concluída, de fato.
De acordo com o MPF, uma perícia no imóvel a cargo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apontou que somente 66,92% da obra já havia sido realizada. O indício é de irregularidades ao longo do processo, sob responsabilidade da gestão anterior.
Melhorias
A Marques Engenharia e Construção trabalha nas instalações elétrica e hidráulica, rede de esgoto, revestimento interno e externo, hoje danificados por vandalismo, concretagem do piso da área coberta, revisão de todo o telhado e substituição de boa parte das telhas, instalação de cerca de 70% das esquadrias e recolocação de batentes de portas e azulejos nos banheiros e diversos cômodos do futuro Cempi.
Estão previstas também a pintura interna e externa, instalação da tubulação de gás, estacionamento com piso intertravado, colocação de bancadas e prateleiras de granito em salas, além da cozinha, vestiários e plantio de grama.
Estrutura
O novo Cempi contará com oito salas de aula, biblioteca, sala multiuso, ambiente de aprendizagem e de repouso, espaço de amamentação, fraldário, anfiteatro, parque infantil e refeitório. A unidade escolar será capaz de comportar até 190 alunos.
A Secretaria de Educação pretende realizar a manutenção necessária e, posteriormente, utilizar a estrutura do atual prédio do Cempi “Alfredo Bérgamo”, também no Jardim Europa, para oferecer atendimento em período integral a alunos devidamente matriculados na Educação Infantil Municipal, de 4 e 5 anos. (Da Redação)