No dia 26 de novembro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Segundo a entidade, muitas mortes por ano poderiam ser evitadas se a população mundial fosse mais ativa.
Em decorrência disso e através de evidências científicas, as novas indicações se referem ao aumento da quantidade de esforço físico que deve ser incluído diariamente, a forma para alcançá-la e as especificidades dos diferentes grupos populacionais.
A última atualização foi há 10 anos. Nela, a recomendação era alcançar ao menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de exercício de alta intensidade, por semana.
Já a atual, a recomendação é de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, inclusive para pessoas com doenças crônicas e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
As diretrizes ainda ressaltam a importância das atividades físicas para mulheres durante a gravidez e no período pós-parto, bem como para idosos e populações especiais. Em seu artigo, a Organização Pan-Americana de Saúde salienta que a OMS incentiva os países a seguirem as diretrizes globais para desenvolver políticas nacionais de saúde em apoio ao plano de ação global da OMS sobre atividade física 2018-2030.
O referido documento foi aprovado por líderes globais em saúde na 71ª Assembleia Mundial da Saúde, para reduzir a inatividade em 15% até 2030. Sempre ressaltamos aqui o quanto a atividade física e o exercício físico é fundamental para prevenir e controlar doenças, reduzir estresse e processos depressivos, auxiliar na memória e concentração e tantos outros benefícios expressivos.
E se faz pertinente o discurso do diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem estar e pode adicionar anos à vida e vida aos anos”. Assim, fortaleceu a nós, profissionais da Saúde, as constatações que presenciamos no dia a dia do nosso trabalho. Movimente-se sempre!