O Sistema de Integração no transporte público de Mogi Mirim durou menos de uma semana. E, terá que ser reformulado visando cessar os problemas vistos na última semana diante das inúmeras reclamações dos usuários do transporte coletivo. A Prefeitura anunciou no final da manhã desta quarta-feira que o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) determinou que a empresa Fênix, concessionária responsável pelo serviço, volte a operar com o mesmo itinerário que adotava antes do Sistema de Integração, iniciado na quinta-feira. Os horários, que já eram conhecidos pelos passageiros, voltarão a ser cumpridos. As mudanças já tem início a partir desta sexta-feira, dia 20.
Por meio de notificação emitida pela Secretaria de Suprimentos e Qualidade, a empresa precisará voltar com os itinerários antigos e terá 20 dias para implantar um novo Sistema de Integração que se adeque à necessidade dos usuários, sem que sejam prejudicados em seus deslocamentos, o que vem ocorrendo diariamente.
Representantes da empresa assinaram a notificação na manhã de hoje e acataram a decisão do prefeito, sob pena de providências legais previstas no contrato de concessão em caso de descumprimento.

“É inaceitável que os usuários do transporte coletivo, que deveriam ser beneficiados com a integração, estejam descontentes com a mudança feita pela empresa. Exijo o retorno imediato dos horários e um estudo rápido da empresa, sob o acompanhamento da Secretaria de Transportes, para implantar o sistema de forma a beneficiar e não confundir a população”, decretou o prefeito.
Por meio da Nota, o Poder Público garante que todos os contratempos causados pelo sistema serão solucionados até sexta-feira e uma nova integração, sem alterar os trajetos já realizados pelos ônibus na cidade será estruturado.
Como foi?
Na última quinta-feira, dia marcado pelo início do novo sistema, a desinformação se tornou companheira dos passageiros. Em pontos na região central, como na Rua Coronel João Leite, na Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, e na Rua Ulhôa Cintra, os usuários do transporte público encontravam dificuldades no que diz respeito a mudança de linhas, horários e até cobrança realizada duas vezes, indo contra a principal finalidade da integração.
Funcionários da Fênix distribuíam panfletos com os novos itinerários e números das linhas. A principal reclamação dos passageiros dava conta da falta de um período experimental antes do começo efetivo do sistema.
Na última segunda-feira a passagem do ônibus circular passou de R$ 3,50 para R$ 4,20.