domingo, abril 20, 2025
INICIAL☆ Destaque 2Ônibus escolares da Prefeitura fazem transporte de passageiros

Ônibus escolares da Prefeitura fazem transporte de passageiros

Ônibus escolares farão o transporte de passageiros, de graça, no lugar da Fênix, cujos funcionários estão em greve. Foto: Arquivo

Ainda sem previsão de término da paralisação de 70% dos funcionários da Viação Fênix, a Prefeitura resolveu disponibilizar os ônibus escolares para fazer o transporte urbano dos passageiros das linhas 1, 3, 5 e 7, com a Linha 9 sendo suprida pela 3, já a partir desta segunda-feira (29), tendo em vista que os escolares estão parados mesmo.

A medida visa atender a população mais prejudicada pela greve dos motoristas. E esse transporte da Prefeitura não terá cobrança de tarifa. Será no sistema “catraca livre”. O serviço, organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, será gratuito e os horários e trajetos mantidos.

Isso ocorre porque a Fênix atua com apenas 30% da sua frota, conforme determina a lei, e em linhas que possuem menor número de passageiros, informa o Sindicato dos Condutores de Mogi Guaçu e Região.

Paralisação

O sindicato da categoria optou pela paralisação na manhanzinha de sexta-feira (26) para lutar pelo pagamento do adiantamento salarial dos funcionários da viação, que era para ter sido pago na quinta (25) e não foi. A parada teve início com adesão de 100% dos trabalhadores e depois 30% voltaram ao trabalho, atendendo solicitação da Prefeitura para o cumprimento de lei.

Segundo o presidente do sindicato da categoria, os motoristas só voltam a trabalhar normalmente quando a situação for normalizada, isto é, quando cair o vale dos funcionários.

A paralisação afeta também as linhas Mogi Mirim-Mogi Guaçu e Mogi Guaçu-Estiva Gerbi, que operam com frota reduzida.

Subsídio

A Fênix alega dificuldade financeira frente à pandemia de Covis-19 e recorreu à Prefeitura, que encaminhou projeto de lei, que será votado nesta segunda (29) na Câmara, sobre subsídio de R$ 375 mil do Poder Público à empresa nos próximos três meses.

A expectativa é que assim que o PL for aprovado e sancionado pelo prefeito Paulo Silva (PDT) o primeiro aporte seja feito e, então, honrado o vale dos motoristas para daí, sim, o transporte público urbano pago voltar à normalidade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments