Policiais civis da Delegacia Seccional de Mogi Guaçu e militares do 26º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) realizaram, na manhã da última quinta-feira, dia 14, a Operação Desmanche em sete municípios sob o comando do batalhão. A ação, que contou ainda com a participação da Polícia Científica e de fiscais da Superintendência do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), foi mais um trabalho de combate ao furto e roubo de veículos na região.

Segundo informações divulgadas pelo 26º BPM/I, mais de 70 profissionais atuaram em conjunto, fiscalizando desmanches de veículos e locais que comercializam peças usadas. De acordo com a Seccional, foram 4 estabelecimentos vistoriados em Mogi Mirim, 11 em Mogi Guaçu, 3 em Itapira, 4 em Santo Antônio de Posse, 1 em Jaguariúna, 1 em Pedreira e 1 em Estiva Gerbi.
Em Mogi, um dos comércios foi autuado e terá prazo para promover a regularização. Já na zona Norte do Guaçu, onde um estabelecimento foi fechado, havia peças sem identificação e comprovação de procedência. Os proprietários responderão a processo administrativo junto ao Detran.
No total, 25 comércios de peças automotivas foram fiscalizados, uma vez que denúncias de pontos irregulares chegaram à corporação. A última ação que verificava a revenda dessas peças foi feita há cerca de dois anos. Outras operações pontuais, junto ao Detran, devem ocorrer em breve, uma vez que o departamento listou todos os estabelecimentos cadastrados na região, além daqueles que foram alvo de denúncias.
O 26º Batalhão ainda reforçou que é importante a população continuar denunciando, o que pode ser feito de forma anônima, os locais que comercializam peças usadas, como oficinas, retíficas e até em páginas da internet, ajudando, portanto, na ação policial contra o roubo e furto de veículos. (Com informações de Karina de Araujo da Gazeta Guaçuana)