sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ DestaqueOperação do Cartório Eleitoral retira 42 placas das ruas

Operação do Cartório Eleitoral retira 42 placas das ruas

Uma operação na manhã de ontem retirou 42 placas de propagadas de candidatos eleitorais de ruas e avenidas em Mogi Mirim. Realizada por uma equipe do Cartório Eleitoral, a operação teve duração de aproximadamente 3 horas. Todo o material retirado estava presente em locais considerados irregulares, como gramados, canteiros, rotatórias e presos a postes de energia elétrica. A justificativa é de que quando instaladas nestes locais, as placas dificultam a passagem de pedestres e fluxo de veículos.

A operação veio após uma decisão tomada pela Corregedoria Eleitoral do Estado de São Paulo, ordenando a apreensão de todo material de propaganda eleitoral irregular. Um termo de cooperação entre o Poder Público e a União, representada por meio do juiz eleitoral da 75ª zona eleitoral, Fábio Rodrigues Fazuoli, foi assinado pelo prefeito Gustavo Stupp (PDT), permitindo a estrutura operacional para retirada não apenas das placas, mas também de cavaletes, bonecos e veículos dos candidatos.

IMG_6662 - Cópia
As mais de 40 placas foram colocadas em caminhão da Prefeitura. (Foto: Fernando Surur)

As placas retiradas estavam localizadas nas avenidas Adib Chaib, Pedro Botesi, Juscelino Kubitschek, 22 de Outubro, Bairro da Saúde, próximo à Rodoviária Municipal e na Rua Ariovaldo Silveira Franco, desde a Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves, até o pontilhão que dá acesso ao bairro Linda Chaib. Todo o trabalho contou com o auxílio de viaturas e homens da Guarda Civil Municipal (GCM). O material recolhido foi colocado em um caminhão da Gerência de Limpeza Pública, e encaminhado para um terreno de posse da Prefeitura.

“Achei importante porque é uma forma de educar. O político precisa saber o que pode e o que não pode em relação à propaganda”, destacou Lurival Pereira de Campos Junior, oficial adoc do cartório eleitoral de Mogi Mirim.
De acordo com a legislação eleitoral, as placas podem ficar instaladas no espaço público no período das 6h às 22h. Segundo o cartório eleitoral, essa norma vem sendo descumprida pelos candidatos.

IMG_6639 - Cópia
Equipe do Cartório Eleitoral fiscalizou posição de placas na manhã de ontem na Praça Rui Barbosa. (Foto: Fernando Surur)

Chefe do cartório eleitoral de Mogi Mirim, Rogéria Beatriz Loura, considera um risco as placas fora de locais apropriados, e faz um alerta para os candidatos. “O que acontece com uma placa em lugar indevido? Acidentes. Quem vai assumir isso, os candidatos?, questionou.

Praças Rui Barbosa e São José

Local de grande concentração de propaganda eleitoral, as placas fixadas nas praças Rui Barbosa e São José, no Centro, não foram retiradas. Lourival explicou à reportagem que na região, a equipe não viu irregularidades, já que as placas se encontram em espaços entre a rua e a calçada, sem ocasionar dificuldade na passagem dos pedestres e no fluxo de veículos.

tabela

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments