Um grave acidente de trabalho vitimou o operário Gilberto Barbosa, 38, na manhã desta sexta-feira. Ele operava duas máquinas de guindaste quando ocorreu o acidente. Segundo testemunhas, um pino de trava se soltou e um ‘braço’ da máquina despencou sobre a cabeça de Barbosa, que morreu na hora.
O acidente de trabalho ocorreu por volta das 10h40, no pátio da Fundição Regali. Gilberto Barbosa era funcionário de uma empresa terceirizada, que prestava serviço para a Regali: a Led Guind Locação, de Itupeva.
No momento do acidente, testemunhas contaram que Barbosa operava duas máquinas e que iria recolher os braços do Munk que pilotava, para guardá-lo. No entanto, um pino de trava teria se desprendido do maquinário e feito com que um dos ‘braços’ do Munk pendesse rapidamente para baixo, atingindo a cabeça do operário.
Embora usasse capacete de segurança, Gilberto Barbosa sequer teve chance de evitar o acidente. O guindaste praticamente esmagou a cabeça do operário, que caiu já morto ao solo.
O Samu e a equipe de bombeiros foram acionados, mas nada puderam fazer, uma vez que Barbosa já estava sem vida. Natural de Jacareí, Barbosa era casado e morava na cidade de Várzea Paulista.
Autoridades policiais e peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no pátio da Fundição Regali para coletar provas e apurar as causas do acidente de trabalho. Posteriormente, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Mogi Guaçu.
Reincidente
Esta não é a primeira vez que um acidente de grandes proporções ocorre na Fundição Regali. Segundo informações extraoficiais, em 2010, outro funcionárioteria morrido dentro da empresa, vítima de acidente de trabalho.
Outro caso grave e recente foi registrado em maio do ano passado. Na ocasião, O POPULAR noticiou que José Amaro de Amorim – funcionário da empresa terceirizada FDA Automações – teve um dos braços totalmente amputado nas dependências da multinacional.
À época, o Corpo de Bombeiros foi acionado e o primeiro atendimento foi prestado ao operário de 48 anos que, embora consciente, apresentava muita dor no braço direito. Depois, ele foi removido para a Santa Casa onde foi amputado e permaneceu por algum tempo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).