segunda-feira, abril 21, 2025
INICIALCidadeVereadores da oposição trabalham para resgatar plebiscito do Saae

Vereadores da oposição trabalham para resgatar plebiscito do Saae

Os vereadores da base oposicionista ao governo de Gustavo Stupp (PDT) trabalham para resgatar a abertura do plebiscito sobre a concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) à iniciativa privada. O projeto de decreto legislativo, que prevê a participação popular, estava engavetado na Câmara há seis meses e será reestruturado para entrar na pauta de votação da sessão da próxima segunda-feira, dia 14.

Abaixo-assinado foi entregue na Câmara Municipal em junho (Foto: Fernando Surur)
Abaixo-assinado contra a concessão do Saae foi entregue na Câmara Municipal em junho (Foto: Fernando Surur)

Inicialmente, a expectativa era que o projeto, lido no Legislativo ainda no mês de junho, fosse votado dentro de 45 dias, o que não ocorreu. O presidente da Comissão de Justiça e Redação, o vereador Ary Augusto Reis de Macedo, o Dr. Ary (SDD), deve emitir um parecer sobre o documento até quinta-feira.

O plebiscito é uma manifestação popular expressa através de voto. Dessa forma, os munícipes votariam entre sim ou não pela concessão dos serviços prestados pela autarquia municipal. A ideia, sobretudo, é garantir o direito da população de debater o projeto. Para isso, audiências públicas seriam realizadas em todas as regiões da cidade.

O projeto é encabeçado pelos vereadores Luiz Guarnieri (PT), Luzia Cristina Côrtes Nogueira (PSB), Maria Helena Scudeler de Barros (PSDB), Cinoê Duzo (PSD), Jorge Setoguchi (PSD), Luis Roberto Tavares, o Robertinho (SDD), e Dayane Amaro Costa (PSDB), e conta com apoio de Ernani Gragnanello, ex-presidente do diretório petista e pré-candidato a prefeito de Mogi Mirim.

No mesmo período, um abaixo-assinado com o total de 3.699 assinaturas contra a concessão foi entregue ao presidente da Câmara, João Antônio Pires Gonçalves, o João Carteiro (PMDB). O presidente acredita que não haverá tempo hábil para a votação do projeto na segunda-feira.

A concessão
Uma audiência pública para apresentação e discussão do edital que transfere a autarquia para o setor privado já está marcada para o dia 17 de dezembro, uma quinta-feira, às 19h, no Salão Vermelho da Estação Educação.

O encontro foi convocado pelo prefeito Stupp por meio de um decreto, publicado no Diário Oficial do Município, no mês passado. A concessão do Saae é ideia defendida pelo Chefe do Executivo desde o primeiro ano de seu mandato, quando o projeto de lei de sua autoria, autorizando o repasse dos serviços, foi aprovado na Câmara.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments