Você já escolheu quais serão seus desejos para 2015? Vale pular as sete ondas, fazer promessa, comer lentilha e romã, mas uma coisa é certa: pode ser que nada saia do lugar se você não se movimentar! Os planos devem ser seguidos de certa organização para que ao final do próximo ano você esteja realizado e satisfeito com o resultado alcançado. Planejamento e organização são itens primordiais para quem deseja alterar os rumos da própria vida.
Mas têm pessoas que não conseguem se organizar, vivem a vida como se não houvesse o amanhã (isso vale de vez em quando), e quando veem estão mergulhadas em um caos que parece não ter fim! Para ajudar essas pessoas, O POPULAR traz algumas dicas essenciais. Algumas dicas são baseadas no best seller que se chama Projeto Felicidade, da autora Gretchen Rubin, e outras extraídas do site Vida Organizada, da autora Thais Godinho.
De acordo com Rubin, ela sentia os anos passando rápido demais e não estava feliz com os resultados alcançados. Assim, resolveu reorganizar sua vida para atingir seus objetivos. Ela dividiu o ano em doze aspectos que precisava melhorar e a cada mês foi trabalhando em um sentido para mudar de vida. No primeiro mês, Rubin trabalhou o aspecto Disposição para Começar!
Pode parecer estranho o capítulo, mas faz todo o sentido, já que sem disposição não haverá nenhuma mudança e nem vontade para organizar os planos a curto, médio e longo prazo. Assim, Rubin considerou que deveria, por exemplo, passar a dormir mais cedo, fazer mais exercícios físicos, arrumar, consertar e organizar e enfrentar tarefas chatas. “Decidi me concentrar em aumentar a disposição, esperando que mais energia facilitasse o cumprimento de todas as resoluções do projeto para a felicidade nos meses futuros. Quando se tem mais energia é mais fácil se envolver em atividades que aumentem a felicidade”, destacou a autora na página 29 do Projeto Felicidade.
Após o primeiro mês, Rubin relata ter se sentido disposta para engrenar os planos futuros. Atacou em fevereiro o lado sentimental, em março elaborou planos para o trabalhado, em abril tratou de maternidade, em maio destacou o lazer, em junho foi a vez da amizade, em julho pensou sobre o dinheiro, agosto foi a vez do lado espiritual, setembro resolveu estudar mais, outubro o foco foi na importância da atenção, em novembro refletiu sobre a importância da atitude e em dezembro, após ter trabalhado todos os itens, elaborou um plano para que as soluções que encontrou não se perdesse no tempo e a vida voltasse ao caos.
Mudanças a toque de caixa
No blog Vida Organizada, da autora Thais Godinho, há várias dicas de como organizar a vida em diversos aspectos. A autora sugere aplicativos que funcionam como agendas e podem lhe ajudar na rotina, fórmulas de como lidar com a organização da sua caixa de e-mails diariamente e até maneiras de como você pode se tornar mais produtivo.
Godinho também dá dicas preciosas de como organizar algumas áreas de sua casa como, por exemplo, o guarda-roupa e a despensa. Há dicas também que facilitam a limpeza dos espaços.
Mensagem da Clarice Lispector
Uma grande autora chamada Clarice Lispector, ucraniana de nascimento, porém brasileira por gosto e opção, atentou em seu poema chamado Mude sobre a importância de fazer o novo, tentar novas possibilidades. Uma das dicas é que não é preciso fazer nada rápido, pois é a qualidade do que se faz que importa quando o desejo é o pela mudança. “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”, destaca a autora na primeira frase do poema.
Serviço:
Livro Projeto Felicidade
Autora: Gretchen Rubin
Preço: R$ 38
Blog Vida Organizada
Autora: Thais Godinho
Endereço: http://vidaorganizada.com