sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosOs 270 anos de Mogi Mirim - N° 708

Os 270 anos de Mogi Mirim – N° 708

No próximo dia 1º de novembro estaremos comemorando duas datas importantes para Mogi Mirim: a criação da Paróquia São José e a FUNDAÇÃO oficial de nossa cidade. Hoje, 22 de outubro, outra data importante para nossa terra, de elevação a MUNICÍPIO. Mas não vamos confundir as datas de 1º de novembro de 1751 e 22 de outubro de 1769.

A segunda e que hoje comemoramos é a criação do MUNICÍPIO, quando Mogi Mirim, por uma questão estratégica, foi transformada em sede de uma extensa região, por uma ordem do Rei de Portugal, na época do colonialismo.

Há dois séculos e meio, tropas espanholas estavam invadindo terras pertencentes ao Brasil, ameaça que poderia se estender à região de Mogi Mirim. Por esse motivo, o governo português criou um destacamento militar com 284 soldados sediados em Mogi Mirim, divididos em artilharia, infantaria e cavalaria.

Nossa terra seria um baluarte na defesa da soberania brasileira, considerada ponto estratégico da colônia portuguesa. Foi essa razão pela qual criou-se o município e que assim teria capacidade de receber mais auxílios do governo português, com a fixação de autoridades ligadas a Portugal e apropriadas para tomar decisões importantes na defesa de nossa soberania.

Esse destacamento militar juntou-se ao grupo criado em 1751, quando da fundação de Mogi Mirim, organizado para lutar contra os indígenas da Tribo Caiapó e que, segundo relatos, praticavam atrocidades contra a população. Esse grupo era comandado pelo capitão André Cerdeira de Lacerda.

Pelas leis portuguesas vigentes na época do colonialismo, a elevação de ARRAIAL para FREGUESIA de uma povoação era considerado a FUNDAÇÃO de um núcleo populacional. Foi o que aconteceu com Mogi Mirim em 1º de novembro de 1751, data em que ela foi elevada à FREGUESIA e, assim, considerada a FUNDAÇÃO.

Amanhã, 22 de outubro, estaremos comemorando a criação do MUNICÍPIO. Sem dúvida uma data importante. Mas menos importante que a data de 1º de novembro de 1751, a data oficial de FUNDAÇÃO. Curiosamente, estamos comemorando a data de EMANCIPAÇÃO e ignorando a data de NASCIMENTO OFICIAL de Mogi Mirim.

Isto ocorre por falta, anteriormente, de estudos mais avançados sobre a nossa história e leis específicas vigentes há 270 anos no Brasil. Seria uma questão de bom senso de nossas autoridades realizar estudos e pesquisas sobre esse caso, procurando sanar enganos anteriores que fixaram o 22 de outubro como a data máxima de Mogi Mirim.

Temos o exemplo de Campinas que, anteriormente, comemorava como fundação a data de criação do município. Posteriormente, após estudos, verificou-se que a verdadeira data era a da criação da FREGUESIA, hoje data oficial de aniversário.

Preceitos Bíblicos
“Irmãos, vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente se um tiver queixa contra o outro”. (São Paulo aos Coloc.3, 12-13).

Túnel do TEMPO
No dia 19 de novembro de 1928 tiveram início as obras de construção da nova Matriz de São José, usando o legado testamentário do coronel João Leite do Canto, de trezentos contos de réis (R$300.000,00). Na primeira etapa, de 19 de novembro de 1928 a 31 de dezembro de 1929, foram gastos o equivalente R$ 284.921,72.

Foto de 1918 da antiga Matriz de São José, demolida 10 anos depois. Bem defronte ficava o chafariz central, de onde a população se abastecia de água. Também foi demolido, perdendo-se, assim, dois monumentos arquitetônicos de Mogi Mirim. A Matriz de São José foi inaugurada em 1751, há 270 anos e demolida em 1928, há 93 anos.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu

– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments