Nos últimos dias tenho conversado com muita gente que fala que quer emagrecer e não obtém êxito. Essas pessoas até já passaram por profissionais de nutrição, por médicos e muitas delas tomaram até medicamentos. Ocorre que a maioria das pessoas acha que é preciso fazer coisas extremamente difíceis para emagrecer, enquanto a verdade é que menos é mais.
E digo isso, pois, se lá atrás, quando eu ainda era obesa e não era graduanda em nutrição, se tivesse sabido de algumas coisas simples, talvez tivesse tido mais êxito no meu processo de emagrecimento. A primeira é que cada corpo é único, seu metabolismo é diferente do outro.
Às vezes o mesmo planejamento tem resultados diferentes, portanto, não se compare. A segunda é que cada profissional tem sua conduta, ou seja, seu método de trabalho e isso não significa que um está certo ou outro está errado, apenas são condutas diferentes.
Em relação à parte da alimentação, as pessoas acham que devem excluir nutrientes de suas refeições ou simplesmente excluir refeições inteiras, achando que isso vai acelerar o processo e na verdade é que nem uma e nem outra pode te dar o resultado esperado.
Nosso corpo precisa de um balanço energético, em que carboidrato, proteína e gordura são necessários, mas sempre nas proporções corretas. Sendo assim, se seu nutri colocou arroz e feijão no jantar para você, coma e seja feliz. Excluir totalmente o carboidrato das refeições ou aumentar proteína e a gordura não vai te dar um baita resultado.
Isso não se adequa a qualquer um. Como eu disse, é possível fazer uma estratégia, mas nunca uma “retirada” aleatória, o carboidrato é uma fonte de energia para nosso corpo e a proteína um construtor e mantenedor dos músculos, mas tudo o que tirado ou consumido em demasia, sem conhecimento, pode ser prejudicial à sua saúde.
Erro também comum é ficar muito tempo sem comer. Existe a estratégia do jejum intermitente, mas essa não é para todas as pessoas. Se você não toma café da manhã pois não gosta ou não se sente bem, ok. Mas se você fica muito tempo sem comer e, quando volta, come tudo o que vê pela frente, esta estratégia não é para você. Ao invés de emagrecer, você pode arrumar uma bela compulsão alimentar, nesse caso não faz nenhuma diferença comer de três em três horas.
Falta de exercícios físicos e hidratação correta também está na lista dos erros comuns. Portanto, volto a dizer, o processo de emagrecimento é um balanço energético, todas essas coisas fazem o conjunto ideal que não é só a alimentação saudável. Consulte um profissional, faça testes, veja o que seu corpo se adapta melhor e aí sim terá um excelente resultado.