Com a aproximação do verão, aumenta, consideravelmente, a procura estética pelo corpo dos sonhos. E, atualmente, são muito comuns dicas de exercícios, dietas e suplementação postadas em redes sociais, mas devemos ter muito cuidado com estes tipos de informações, pois não são indicadas para todas as pessoas e, além disso, podem nem serem aprovadas por um profissional da área.
Cada pessoa possui uma necessidade diferente de exercícios físicos. Um profissional, seguramente, realizará uma avaliação física completa, obtendo todas as informações necessárias sobre suas condições físicas para que o programa de exercícios seja seguro e eficiente.
Praticar exercícios físicos sem um acompanhamento profissional pode, sim, originar vários tipos de lesões sérias e irreversíveis à saúde e integridade física. Estas podem ser por exagero de treinamento, traumas, prejuízos cardíacos, se a intensidade for maior que a possibilidade da pessoa, prejuízos articulares e afastamento da meta. Ou seja, praticar a atividade de uma maneira que não ajudará alcançar os resultados esperados.
Já ouvi várias pessoas que se machucaram seguindo programas de treinamento pela internet. Além do fato de existir treinamentos que não são feitos por especialistas formados, existe também o agravante da pessoa que o executa não possuir o conhecimento sobre o assunto, realizando os exercícios sem nenhum critério e segurança.
A prescrição de um programa de exercícios deve ser feita a partir dos resultados das avaliações e supervisionada pelo profissional.
Assim como vamos ao médico para diagnosticar algum sintoma que percebemos não ser normal, ou ao nutricionista para que elabore uma reeducação alimentar ideal para cada um de nós, devemos também procurar um profissional de Educação Física para cuidar da prevenção e manutenção da saúde e qualidade de vida.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física