A primeira letra da palavra casamento é o “C”. Casamento é a união maravilhosa de um homem e uma mulher, que se unem nos laços e promessas do amor e constroem uma família que, por sua vez, é a célula mater da sociedade. O casamento foi desejado, projetado e instituído por Deus.
Em Gênesis 2:18 e 24 diz: “Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele.” V18. “Portanto, deixará o homem seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”. V24. Os três “C” do casamento são os pilares de um casamento feliz e saudável. Eles apontam também a trindade de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.
O homem também é uma “tri unidade”; espírito, alma e corpo. Casamento é um cordão de três dobras, sendo marido, esposa e Deus. No casamento temos a união no espírito, alma e corpo. Os três “C” do casamento são: comprometimento, consagração e continuidade.
O primeiro “C” lembra que o casal tem uma aliança e compromisso eterno. E compromisso é uma obrigação solene, um acordo, uma dívida. Certo escritor disse: “o remédio para o divórcio é uma vacina de comprometimento”.
O segundo “C” é da consagração. No casamento judaico os votos dos noivos são resumidos em duas incríveis frases: a noiva diz – “eu sou do meu amado e o meu amado é para mim” e o noivo responde “tu ficas consagrada para mim conforme a lei de Moisés”. FANTÁSTICO!!!
Isto é, consagração de um para com o outro. O terceiro “C” do casamento é continuidade. Certo menino perguntou para a sua avó: “Vó, porque sua aliança é tão grossa”? E a avó respondeu: “É que antigamente o casamento era feito para toda a vida”!!!
Continuidade até o fim, até que a morte os separe. O tempo atual, em meio à pandemia e isolamento social, tornou-se um bom momento para revermos estes conceitos, já que casais passam mais tempo juntos em casa. E para você que quer renovar e dar um brilho em sua aliança, deixo um convite para que vocês assistam a uma mini palestra online para casais, neste sábado às 19h.
Ela acontecerá pela página do facebook e no canal do youtube da igreja Missão Assistencial Paz e Vida. Acessem o link www.youtube.com/missãopazevida
ou www.facebook.com/mapvtenda. Um abraço com três “cês” à minha esposa Sueli Dacampo e a todos os leitores de O Popular.