sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALOpiniãoArtigosOs três partidos do Império - Nº 761

Os três partidos do Império – Nº 761

Na fase inicial da Monarquia no Brasil, existiam dois partidos apenas – o Liberal e o Conservador. Em 1870 surgiu o terceiro partido – Partido Republicano – fundado durante a famosa Convenção de Itu, no interior paulista.

Nessa reunião, cerca de 180 pessoas estavam presentes, a maioria fazendeiros de café e que estavam descontentes com a política imperial de D. Pedro II. Dois mogimirianos tiveram importante participação nessa reunião – os irmãos Francisco e Antônio Araújo Cintra, com ideias republicanas e com sugestões aprovadas pela unanimidade dos convencionistas.

Em Mogi Mirim a política era comandada pelo Partido Conservador, que tinha o maior número de adeptos e costumava vencer a maioria das eleições em nosso município. Somente nos últimos momentos na Monarquia o Partido Liberal chegou a conquistar duas vitórias, sendo a última no mês de novembro de 1889, poucos dias antes da decretação da República no Brasil.

Partido Republicano

Após a República, a política em Mogi Mirim passou a ser comandada pelos adeptos do novo regime e que tinham no Cel. Venâncio Ferreira Alves Adorno seu grande líder ao lado de outros grandes defensores da República, como Afonso Cassiani, Dr. Alfredo Guedes, José Silvestre de Freitas Leitão, José Terésio Pereira da Fonseca, Dr. Pedro de Mattos, os irmãos Francisco e Antônio de Araújo Cintra, capitão José Gurjão de Andrade Cotrim e outros.

Partido Conservador
Faziam parte do Partido Conservador em Mogi Mirim: Coronel Manoel Queiroz Telles, capitão Ignácio Antônio de Mattos, Dr. José Alves dos Santos e seu irmão Francisco, coronel José Guedes (Barão de Pirapitingui), tenente Ezequiel Bueno dos Santos, major José Sertório (Barão de Sertório), coronel Antônio Joaquim de Freitas Leitão, o médico Dr. Antônio Pinheiro de Ulhôa Cintra (Barão de Jaguara) e o coronel Firmino de Araújo Cunha (pai de Joaquim Firmino, o mártir da abolição no Brasil).

Partido Liberal
Membros: capitão José da Costa Rangel, coronel Joaquim Malaquias Coelho, vereador Luiz Matheus Mailasky (Visconde de Sapucaí), capitão Albano da Cunha Canto, Manoel Gurjão Cotrim, Antônio Joaquim da Silveira Cintra (Barão de Cintra) e outros.
Durante o primeiro reinado de D. Pedro I, não existiam partidos políticos no Brasil. Existiam apenas adeptos Liberais e Conservadores.
Os partidos Liberal e Conservador se organizaram apenas em 1836, já no segundo reinado de D. Pedro II.

Atualmente
Neste ano de 2022, o Brasil tem 31 partidos, abrangendo os ramos do centro, direita, esquerda, ‘centrão’ e outros. Cogita-se também a inscrição de outros novos partidos. É a maior concentração de partidos do mundo!

Fonte: Atas da Câmara Municipal de Mogi Mirim

No final dos anos 80, Mogi Mirim passou por reformulações no trânsito. Na época o vereador Milton Dante conseguiu a doação de diversos equipamentos de semáforo e que seriam instalados na cidade. Ao seu lado, o Diretor de Serviços Municipais, Armando Rodrigues de Moraes.

Preceitos Bíblicos
“Eu te amarei, Senhor, minha fortaleza. O Senhor é o meu rochedo, meu lugar forte, meu libertador, em quem confio. O Senhor é o meu escudo, minha salvação e meu alto refúgio”. (Salmo 18)

Túnel do TEMPO
Em 12 de setembro de 1887, o governo de Minas Gerais contratou o engenheiro de Mogi Mirim, Carlos Euler, para construir a Estrada de Ferro Sapucaí, a partir de Soledade até a divisa com São Paulo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments