sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasOuro Preto - Cidades Históricas III

Ouro Preto – Cidades Históricas III

Ouro Preto foi sem dúvidas a mais importante cidade de todo o ciclo do ouro no Brasil. Representantes da corte portuguesa, comerciantes, nobreza e exploradores de minas tinham ali seu domicílio. E toda esta atividade política e econômica está muito bem retratada e preservada até hoje pela cidade.

Em cada canto da cidade histórica você encontra um prédio ou uma praça em que algo de muito importante aconteceu. E como não poderia deixar de ser, as igrejas são um espetáculo à parte.
Ouro Preto tem muitos atrativos, é uma cidade intensa. Você não consegue visitar tudo em um ou dois dias, é preciso viver e sentir a cidade. E para isto o primeiro ponto importante é ter disposição. Ouro Preto tem como característica ladeiras íngremes, pouca ou nenhuma calçada e ruas revestidas de pedras.

Fazer passeios a pé são possíveis, mas cansam em demasia e as atrações são distantes uma das outras. Passear com seu carro talvez seja mais difícil ainda. Parte de seu tempo será procurando vagas. Elas quase não existem. Hospedagem é problema. Reserve antes.

Percebemos que para um bom aproveitamento a dica mais valiosa é contratar um tour. A grande vantagem é que a van te deixa em frente aos pontos turísticos, e depois te pega. Conforto.
As igrejas históricas são de incontestável beleza, visitamos três: a Igreja Nossa Senhora dos Pretos Livres, São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar. Todas particularmente belas.

A Igreja de Pilar é a de maior ostentação. São 483 Kg de ouro em seu altar. Foi a primeira a ser construída no auge do ciclo do ouro. Toda em estilo Barroco, porém algo nos chamou a atenção.

Diferente de todas as igrejas Matriz das cidades que visitamos, a Pilar de Ouro Preto fica na parte baixa da cidade. Deve haver um motivo.

Aleijadinho, artista e escultor muito famoso no século XIX foi o responsável pela arquitetura da igreja de São Francisco de Assis. Ela é linda. As torres são recuadas e em formato arredondado. Aleijadinho utilizou formas que remetem às Cruzadas. As abóbodas são como capacetes celtas, existem nas torres motivos militares, como canhões, e a abertura onde estão os sinos lembram escotilhas de vigias, a própria cruz principal é uma alusão à cruz e à espada. Sobre a porta principal um adorno com três anjos, sempre representados por faces com traços da raça negra, uma homenagem a sua mãe, que foi escrava.

Mas Ouro Preto tem mais atrativos, na próxima coluna exploraremos mais alguns.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments