Entramos em um mês fundamental para vários temas que envolvem a nossa sociedade e nos envolvem. Outubro já se popularizou como um mês rosa. A cor identifica uma importante campanha de conscientização para a prevenção e o combate ao câncer de mama.
Mesmo com quase duas décadas de ações, ainda há muito o que avançar neste sentido. Afinal, falamos, no mínimo, de uma luta nacional e há cantões neste país ainda com ínfima oferta de informação relacionada a este tema importante. E mais do que o câncer de mama, é um mês para que as mulheres sejam alertadas para cuidar da saúde de forma geral.
Temos que aprender a nos cuidar mais. A prevenir ao invés de remediar. Temos tanto a aprender e, em outubro, lembramos de quem luta tanto para nos ensinar. No dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor. Esta é uma data linda no calendário. Através destes mestres surgem mestres da medicina, da economia, do ativismo ambiental e social, etc.
Em outubro recordamos com carinho de quem tem o dom de nos ensinar e precisamos aprender com eles a sermos espelho para o mundo. Assim como é fundamental aprendermos muito mais sobre o nosso mundo aqui. E é em outubro que celebramos o aniversário de Mogi Mirim, o nosso mundo.
Foi no dia 22 de outubro de 1769 que Mogi, oficialmente, foi elevada à categoria de município. Porém, falar de história é sempre flertar com o risco de se lambuzar em meio a teorias e argumentos distintos.
Até 1969, por exemplo, comemoravam o aniversário em 3 de abril, em alusão à data de elevação à condição de cidade, ocorrida em 1849.
Teve até festa do centenário em 1949. E foi gigante a celebração. Outra linha defende que devemos celebrar a fundação em 1751, como o nosso colunista, Nelson Patelli Filho. Mas, e os registros de que a região já era um povoado, ao estilo arraial, lá pelas bandas de 1721, inclusive, com a passagem de um bandeirante conhecido, o Segundo Anhanguera.
Não entraremos, aqui, nos méritos e nuances de confirmações históricas. Apenas aproveitaremos esta festa de datas importantes neste outubro cada vez mais rosa para desejar muita saúde a todos nós e mais história de Mogi Mirim para as nossas crianças. Sim, não esquecemos delas. No 12 de outubro que muitos oram por Nossa Senhora Aparecida e relembramos até a “Descoberta da América”, comemoramos o “Dia do Futuro”, o belo Dia das Crianças.
Queremos mais e mais incentivo para que, mais e mais pessoas possam pesquisar sobre a nossa cidade, sobretudo as crianças, suas datas marcantes e outros pontos importantes, para novas discussões no futuro. Um futuro que depende e sempre dependerá de quem nasceu com o dom de ensinar. Saúde a todos e vida longa aos professores desta centenária, bicentenária ou até tricentenária Mogi Mirim!