sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosOutubro Rosa: atividade física ajuda a prevenir o câncer de mama

Outubro Rosa: atividade física ajuda a prevenir o câncer de mama

Aproximadamente 13% dos casos de câncer de mama registrados em 2020, no Brasil, (em torno de 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados através da redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial à inatividade física. Estes são dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Existem expressivas evidências para a relação entre atividade física e prevenção de câncer de mama. E, além deste, outros canceres, como o de colón do útero, endométrio, estômago, rim, bexiga, fígado, podem ser evitados se as mulheres se mantiverem ativas.

Segundo o instituto, a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado (um dos preocupantes fatores de risco também).

O importante é fugir da inatividade física, ou seja, do sedentarismo. Mesmo que você não pratique exercícios físicos sistematizados, ou alguma modalidade esportiva, movimente-se.

Primeiramente, busque hábitos em sua rotina que exija maior esforço corporal: escolha utilizar alguns degraus de escadas ao invés de elevadores; deixe a televisão, o celular, o computador de lado por um tempo do dia e usufrua de um passeio ao ar livre, no jardim de casa, num parque ou praça pública.

Depois procure incluir exercícios físicos leves como uma caminhada, bicicleta ou natação, por exemplo. Inicie com tempo curto, como dez, quinze minutos. Não há necessidade da prática em períodos intermináveis de esforços.

Já existem evidencias que mesmo quando realizada por menos de 30 minutos, a atividade física traz benefícios para a prevenção de canceres e para a saúde. Respeite seus limites corporais, mas não deixe o “corpo parado”!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments