O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com o intuito de estimular as mulheres a fazerem o controle do câncer de mama. Anualmente, neste mês, ocorrem campanhas a nível nacional em que é promovida a conscientização da doença, melhor acesso aos serviços de saúde da mulher, sendo eles o diagnóstico e o tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade pela doença.
A campanha tem o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a desmistificação da doença e o diagnóstico precoce, para que haja maior qualidade de vida às pacientes.
Toda mulher deve realizar mensalmente o autoexame, sempre entre 3 e 10 dias após o surgimento da menstruação ou em uma data fixa para mulheres que não menstruam mais.
O autoexame não serve como diagnóstico para o câncer de mama, mas é uma forma da mulher conhecer melhor seu corpo e perceber alguma alteração. Homens também devem realizar o autoexame, apesar de ser bem menor do que nas mulheres, também há casos de câncer de mama em homens.
O autoexame é muito simples de ser feito e ele tem apenas três etapas. Primeiro, em pé, observe a mama de frente a um espelho. Aumento de tamanho, nódulos, caroços e vermelhidão já são indicativos para procurar um médico. Deve-se apalpar a mama em pé e depois deitada, apalpando toda a área, inclusive a axila.
Em mulheres acima de 40 anos ou acima de 20 anos, nos casos em que há câncer existente na família, é comum também realizar a mamografia como prevenção e isso ocorre a critério médico, quando a mulher vai fazer seus exames periódicos.
Viu como é fácil? Faça seu autoexame e, anualmente, procure seu médico para exames detalhados. Prevenir sempre será o melhor remédio!