sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Pacientes de Mogi poderão ter tratamento no Hospital do Câncer, em Barretos

Pacientes de Mogi poderão ter tratamento no Hospital do Câncer, em Barretos

Boa notícia para a Saúde de Mogi Mirim. Por meio de Roberto Arutim, presidente do Conselho do Comércio Varejista e curador do Hospital do Câncer de Barretos, a Prefeitura está perto de selar uma parceria para o encaminhamento de pacientes de Mogi Mirim portadores de qualquer tipo da doença, ao centro médico, referência nacional e um dos mais conceituados no tratamento do câncer. Arutim esteve na cidade na manhã da última quinta-feira a convite do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sincomercio) e se reuniu pela tarde com o prefeito Carlos Nelson Bueno.

O projeto, de caráter social, já é realizado por Arutim em 97 municípios. Por meio do sindicato e da Prefeitura, haveria a triagem dos pacientes que sofrem de câncer e enfrentam dificuldades no tratamento da doença.

Após envio do relatório médico e análise por uma equipe do próprio hospital, em caso de aprovação, a Prefeitura encaminharia o paciente ao hospital, por meio de sua frota municipal. Todo tratamento ficaria sob responsabilidade do hospital, que em média, realiza 4.200 consultas diariamente, feitas por 358 médicos, que atuam em um espaço de 126 mil metros quadrados.

Roberto Arutim, o curador do Hospital do Câncer, e José Antonio Scomparim, do Sincomercio, em encontro na última quinta-feira. (Foto: Fernando Surur)

“Faço um relatório médico, enviamos para a equipe, que agenda futuramente a ida para Barretos. Como curador, temos um espaço dentro do hospital para acolher pessoas que precisam desse atendimento. O projeto é um canal a mais que abre dentro do sindicato com a sociedade, e em particular, a Prefeitura. Esse lado social que me motiva a fazer esse trabalho, a gente tem conseguido ajudar muita gente. Isso me conforta muito”, explicou Arutim, em entrevista à imprensa.

Forma de trabalho
Embora já tenha sinalizado com o sinal positivo para a parceria, segundo informou à reportagem o chefe de Gabinete e secretário de Governo Danilo Zinetti, a Prefeitura ainda não repassou detalhes do projeto, que ainda necessita de acertos e debate junto ao hospital visando sua total confirmação. Em caso de sucesso, a busca pelos pacientes bem como a divulgação da ação social poderia ficar sob a responsabilidade tanto da Secretaria de Saúde como do Sincomercio.

Roberto já realiza o trabalho em mais de 90 municípios. (Foto: Fernando Surur)

“O prontuário médico é enviado à equipe do hospital. Recebendo o relatório, ele é encaminhado para uma equipe preparada para isso, que recebe e de uma semana a dez dias faz o retorno da ligação e agenda a ida da pessoa (o paciente), que é aonde entra a Prefeitura, para o encaminhamento (transporte)”, disse Roberto.

“É o começo de um trabalho, é uma coisa que não vai solucionar, mas vai amenizar, e muito”, celebrou o presidente do Sincomercio, José Antônio Scomparim.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments