
Criado em outubro de 2017, o Programa de Apoio Financeiro Escolar (Pafe), recurso gerido pelas unidades escolares e destinado à cobertura de pequenas despesas para a garantia de funcionamento, manutenção, conservação e reparos em até 100%, além de aquisição de material de consumo, de até 50%, vem garantindo uma série de melhorias nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) e Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (Cempi’s) de Mogi Mirim.
O projeto de lei de autoria do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) e aprovado pela Câmara Municipal, tem como objetivo propiciar mais liberdade aos gestores das escolas e Cempi’s, com enfoque voltado para a melhoria na estrutura e no bem-estar de alunos, equipes gestoras e de apoio ligadas à Secretaria de Educação.
Nas próximas semanas, publicações sobre as melhoras nas unidades educacionais de Mogi Mirim serão veiculadas na página da Prefeitura Municipal na internet (www.mogimirim.sp.gov.br) e também nas redes sociais da Administração Municipal, mostrado como o uso dos recursos do Pafe colabora para o desenvolvimento na infraestrutura escola.
São executados serviços como pintura, instalação de toldos e coberturas, higienização, conserto de trincas e rachaduras, reparo em telhados, recuperação de parques infantis, entre outros.
Vale ressaltar que muitas das atividades acontecem ao longo do período de quarentena determinado pelo governo do Estado em virtude da pandemia da Covid-19, o que facilita a execução dos serviços e melhora a estrutura escolar antes do retorno do ano letivo, ainda sem período estipulado.
Cempi “Michele Lucon”
No Cempi “Professora Michele Lucon”, no bairro Sehac, Zona Leste do município, os benefícios conquistados via recursos do Pafe se estendem por toda a unidade, que atende 171 bebês a partir de quatro meses a crianças de 3 anos.
Com o montante do primeiro trimestre de 2020 (de janeiro a março), houve a contratação de uma equipe de profissionais para a instalação de telas acima dos solários dos berçários I e II, espaço onde os alunos utilizam para relaxamento, brincadeiras e banho de sol.
O desalojamento de pombas que permaneciam no local propiciou mais segurança e higiene crianças e funcionários.
Também com o recurso, a direção da unidade promoveu o reparo e manutenção de seis claraboias, localizadas no teto da edificação para permitir a entrada de luz ou passagem da ventilação. Todas estavam danificadas e causando vazamento de água em diversos cômodos da unidade.
Nos solários das salas do maternal 1A, 1B, 2A e 2B trincas e rachaduras nos quatro solários foram reparadas, com a retirada de parte do reboco, colocação de ferros e eliminação das imperfeições.
A verba do segundo trimestre (abril, maio e junho) possibilitou o conserto de todo o telhado da creche, que recebeu reparo, troca e parafusamento.
A expectativa é de que com o recurso do terceiro trimestre deste ano aconteça o revestimento cerâmico de todo o pátio, por meio do fornecimento do material pela própria Prefeitura e o pagamento de mão de obra via Pafe.
A pintura também está prevista.
Cempi “Professora Maria Todarelli”
No Parque das Laranjeiras, o Cempi “Professora Maria Aparecida Mariano Todarelli” foi mais uma unidade da Zona Leste a receber melhorias com o programa de apoio financeiro.
A instalação de um toldo na entrada da unidade e de uma cobertura na escada de acesso às salas de aula do maternal I e II sanaram um dos principais problemas da creche, sobretudo em dias de chuva.
Para maior conforto das crianças do maternal, a direção também instalou toldos verticais próximos à entrada das salas, evitando exposição ao sol ou chuva.
Os brinquedos no parque infantil foram recuperados, com nova pintura, eliminação de ferrugens, troca de rolamento e chumbamento. A próxima etapa prevê a pintura de toda a parte externa da escola, que atende 132 bebês e crianças.
Cempi “Professora Maria de Lourdes Guimarães”
O recurso do Pafe fez com que o Cempi “Professora Maria de Lourdes Ferraz Guimarães”, no Linda Chaib, ZL, recebesse diversas melhorias, como a pintura de todo o pátio e a instalação de grades de ferro no refeitório e na cozinha, levando mais segurança à creche.
Furtos da merenda escolar vinham sendo registrados no local, e foram sanados com as medidas de proteção.
Com o recurso do segundo semestre deste ano, a unidade recebe novo revestimento cerâmico nos solários das setes salas de aula.
A Prefeitura já havia colaborado para a manutenção de todo o telhado, eliminando o problema de goteiras. No total são atendidos 171 bebês e crianças.
Emeb “Ana Isabel”
A Emeb “Ana Isabel da Costa Ferreira”, no Sehac, Zona Leste da cidade, viu os recursos do Pafe atenderem necessidades na estrutura da unidade desde o início do programa.
Entre as benfeitorias, a reforma geral no playground, a instalação de nova etapa de forro de PVC, reparo nos vitros, troca de vidros quebrados, manutenção na parte elétrica, limpeza e manutenção dos ventiladores e substituição e instalação de lâmpadas no interior da escola, inclusive, em pontos antes sem iluminação.
A parte hidráulica recebeu reparos, assim como calhas espalhadas pela unidade.
Em 2020, novas melhorias: a manutenção em parte do parque infantil, a retirada de filtros antigos dos bebedouros e colocação de novos equipamentos, além de compra de materiais elétricos e substituição de cabeamentos, antes deteriorados.
Oito portas de madeira de salas de aula foram substituídas. São 500 alunos matriculados na unidade do 1º ao 5º ano. (Da Redação)