Na próxima sexta-feira, dia 25 de março, haverá encenação da Paixão de Cristo na Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, que fica localizada na Vila Dias. O evento, que é o momento no qual os cristãos se recordam da morte de Jesus Cristo, acontece a partir das 19h, e reúne 120 pessoas da comunidade que durante meses trabalharam na encenação deste ano. A pessoa mais nova do grupo tem oito anos e a com mais idade tem 80.
“Esse ano é o ano em que temos o maior número de pessoas da comunidade. A proposta é fazer com que todos, de qualquer idade, participem da Igreja e não venham somente às missas. É uma maneira de incentivar as pessoas. Ao virem aqui (na Igreja) elas sabem que podem ler, encenar, se doar de qualquer forma”, disse Paulo Amaral, que coordena o setor de figurino e cenário da Paixão.
O processo para angariar 120 pessoas partiu de um convite feito nas missas. Assim, os interessados entraram em contato com a organização e passaram a produção do espetáculo. Há várias frentes de trabalho: têm os atores, as pessoas que cuidam do figurino, da maquiagem, dos cabelos, do cenário, etc.
Por mais que a encenação realizada na Paróquia tenha como objetivo ser fiel a história original, a cada ano o grupo se reinventa com o objetivo de levar novidades ao público. Seja numa peça de roupa ou mesmo com novas cenas a proposta é sempre surpreender.
“Tem ano que incluímos cenas novas. Esse ano vamos focar mais nos últimos momentos de Jesus Cristo, mas já tivemos anos em que incluímos a parte da ceia”, frisou Ricardo Campos, que há cerca de oito anos faz a direção das cenas, mas participa da encenação desde quando ela começou a ser realizada na Paróquia, o que ocorreu há quinze anos.
Ricardo disse que não é preciso ser profissional para participar da encenação, por isso o convite foi também aberto ao público. Algumas pessoas participam há mais tempo do projeto enquanto outras são novatas, mas ensaiam com a mesma euforia e também passam por treinamento e estudo.
“Fazemos estudo, Pilatos, por exemplo, era poderoso, e Herodes era do povo. Eu trabalho muito a expressão de fala, de rosto e expressão corporal com eles, e o restante que ainda não tem muita experiência vou lapidando”, explicou Ricardo.
“Participo pela vontade em ajudar. Tinha vergonha no começo, mas o que ajudou bastante foi a facilidade que tenho para decorar o texto. No final, a sensação é de dever cumprido, de ter ajudado”, disse Anderson Aparecido da Silva, que neste ano irá interpretar Herodes, mas que em outros anos ficou com o papel de Pilatos.
Na data
No dia 25, Sexta-Feira Santa, haverá a encenação da Paixão de Cristo, a partir das 19h. Às 15h, ocorre a Celebração da Paixão do Senhor e às 20h, logo após a encenação, será realizada a procissão do Senhor Morto.
Sobre a data
A Sexta- Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é a data em que é relembrada a crucificação e morte de Jesus Cristo. Ela antecede o domingo de Páscoa, quando os cristão comemoram a ressureição de Cristo.