Hoje vamos falar de duas experiências urgentes e necessárias a todo ser humano. A convicção e a conversão! A convicção aponta o caminho para a conversão e esta, por sua vez, nos leva às mudanças que precisamos!
O convencido é aquele que foi persuadido a uma determinada verdade, enquanto o convertido é aquele que vive a prática desta verdade.
São experiências inseparáveis! A convicção apenas não é suficiente, precisa ser acompanhada com a conversão! Podemos estar convictos do caminho sem, no entanto, andar nele! Precisamos viver estas duas experiências.
Simão Pedro foi um dos homens mais importante de toda história e ainda é! Na vida deste discípulo de Jesus vemos a transição de uma experiência para outra.
O Evangelho trás a seguinte narrativa: “As margens do mar da Galileia ele ouviu o chamado”. Vinde após mim, e eu te farei pescadores de homens. MC 1:1-20.
Ele, convicto e persuadido, deixou sua atividade pesqueira para seguir o Nazareno. Deixou redes, barco, seu pai, empregados.
Pedro estava convencido! Porém, após cerca de dois anos caminhando com o Mestre, ele ouve a palavra. Disse também o Senhor: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. Lc 22:31-32.
Note, “Quando te converteres, fortalece irmãos”. Algum tempo depois vemos Pedro confirmando os irmãos. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes:
“Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras”. At 2:14. Só a conversão acompanhada com a prática dela é capaz de ajudar pessoas, confirmar e fortalecer vidas.
Busquemos com humildade estas duas experiências e seremos fontes de ajuda aos outros. Convencido e Convertido!
Abraços
Bispo Vilmar Dacampo