Hoje, sexta-feira, as Faculdades Integradas Maria Imaculada (Fimi), de Mogi Guaçu, realizam mais duas palestras na oitava Semana de História que tem como tema Memória e Resistência e é focada na época em que houve a Ditadura Militar no Brasil. Hoje se apresentam Janes Rocha, biógrafa e jornalista e o professor doutor Paulo Ribeiro Cunha, que escreve sobre o período e faz parte da Comissão Nacional da Verdade, instituída em maio de 2012 a fim de apurar as violações dos Direitos Humanos ocorridas durante e Ditadura. A entrada é gratuita e o espaço é aberto para toda a população. O evento começa às 19h30.
Janes Rocha aproveitará o espaço para lançar sua obra chamada “Os outubros de Taiguara”.
“É um livro-reportagem focado na perseguição que o cantor e compositor sofreu no momento mais criativo e produtivo de sua vida, o que mutilou sua carreira. O principal legado de Taiguara – além de suas belíssimas canções – é, na minha opinião, de resistência à esse período que ‘escureceu´ o Brasil até para mostrar a muitas pessoas que acham que país era melhor daquele jeito. A ditadura não pode ser esquecida, tem que ser lembrada para que nunca mais se repita”, ressaltou a autora.
O professor doutor Paulo Ribeiro também lançará a obra Militares e Militantes, sobre os militares de esquerda.
Na noite de ontem, quem se apresentou foi o jornalista, documentarista e militante Alípio Freire, que atraiu inúmeras pessoas para o auditório da Faculdade.
A organização do evento é do professor coordenador do curso de História, Marcelo Rocha Campos.