sábado, abril 19, 2025
INICIAL☆ Capa EntretenimentoPapô: Reinvenção com tradição e sabor

Papô: Reinvenção com tradição e sabor

Entre todos os ciclos de aniversário de Mogi Mirim, alguns reservam momentos, digamos, delicados. Em 1919, convivemos com a Gripe Espanhola. Em 1932, sofremos com os confrontos da Revolução Constitucionalista. Acompanhamos crises e guerras mundiais que, de forma direta ou indireta, mexeram com os mogimirianos. 2020 é um ano que está nesta lista.

A pandemia de Covid-19 é uma página triste na história. Muitas vidas foram perdidas. Famílias se despediram de entes de forma precoce. E muita gente sofreu com as consequências indiretas, como a crise. Em suma, um ano de superação. De se reinventar. É o caso de Ana Paula Rotolli Prado Mello, de 54 anos.

Pedagoga de formação, foi professora de educação infantil em escolas como a Sapequinha e da Prefeitura de Mogi Mirim. Atualmente é proprietária da Auto Escola Mello, fundada há 40 anos pelo seu saudoso sogro, Luiz Mello. “Com toda certeza a questão financeira foi a mola propulsora dessa minha ideia.

Ganhar dinheiro e não deixá-lo faltar é a ideia. Não podia pensar, em momento algum, passar necessidade, não honrar com meus compromissos. Tenho um temperamento inquieto, não consigo não produzir, não consigo ficar parada, nunca consegui. Com todo esse meu temperamento, nunca deixaria a peteca cair”.

Papô, como é conhecida, arregaçou as mangas e foi à luta. Desta forma, trouxe à tona um projeto paralisado, encabeçado há mais de 30 anos por sua mãe e tias. “No início dos anos 1980, minha mãe Madalena e minhas tias Maria e Neide, descendentes de italianos, boas quituteiras, resolveram cozinhar. Abriram a Tudo Pronto Alimentos Congelados – A Receita Da Mulher Moderna. Foram pioneiras nesse ramo aqui em Mogi Mirim, época que estava chegando os primeiros microondas no Brasil e que pouca gente sabia o que era ele”.

Elas trabalharam muito e fizeram muito sucesso também. Até hoje seus pratos são lembrados. A empresa fechou em meados dos anos 90. “Minha mãe e minhas tias já tinham trabalhado muito e precisaram descansar”. Por linhas tortas, o projeto foi reiniciado. “Falando com uma prima, disse que eu faria um bolo salgado, aquele de pão de forma e, de imediato, ela, que sempre gostou desse meu bolo, disse que queria um e que eu poderia cobrar para fazê-lo”.

Papô fez o bolo, decorou, tirou foto e colocou no Facebook. Isso foi dia 17 de abril. “Desde então não parei de cozinhar. Na lembrança da empresa da minha mãe resolvi escolher o nome, fiz o logo, criei contas no Facebook e no Instagram e surgiu o TUDO PRONTO SABORES®. Fui tendo ideias, elaborando cardápios e conquistando o paladar de amigos e ganhando clientes e elogios”.

A Auto Escola voltou com as atividades, ela está no comando, mas não deixou de cozinhar. E nem pretende deixar. “Aquela famosa frase que, das dificuldades surgem as oportunidades, é o que me fez me estar contando a minha história”. Papô resgatou várias receitas que a mãe e as tias faziam. Acrescentou outros quitutes, como o Vatapá com Creme de Acaçá.

“Vatapá é típico de vários estados brasileiros, mas esse é o baiano. Vem camarões e acompanha um creme de arroz com leite de coco chamado acaçá. Adoro vatapá e por aqui no sudeste dificilmente é encontrado. Tenho muito orgulho deste prato porque, além de muito saboroso, a apresentação dele é muito bonita. Come-se também com os olhos”.

Papô é daquelas ‘mogimirianas da gema’. E que se orgulha de suas raízes. “Amo demais minha terra”. Com sua energia, enfrentou os desafios de um ano complicado, expondo a todos um caminho para superar as adversidades mesmo em fases turbulentas. Seja inquieto, não pare. Produza. Faça com amor. Ao final, não há sabor mais gostoso que este. O de que valeu a pena.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments